Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGENS
Para entender o sentido do Barroco, é preciso relembrar certos períodos que fornecem a base ideológica desse movimento. Uma passada de olhos sobre o Renascimento pode oferecer melhormaterial de análise.
Renascimento
Preparado pelo Humanismo quatrocentista, o Renascimento explode, nas três primeiras décadas do século XVI, como um movimento artístico internacional de vigorextraordinário, sobretudo nas artes plásticas.
Seu núcleo principal são as pequenas repúblicas italianas enriquecidas pelo comércio mediterrâneo. Elas vivem sob o comando de uma aristocracia burguesa propensaao mecenatismo*, graças à sua relativa ilustração e aos seus desejos exibicionistas. A Igreja rivaliza com essa burguesia, tanto em riqueza e luxo, quanto na proteção aos artistas.

São Franciscoem êxtase, de Francisco de Zurbaran, traduz bem a angústia barroca
Os novos tempos forjam uma nova ideologia - antropocêntrica e racionalista - e que afirma a importância do ser e do agir humanos,da experiência concreta, dos prazeres mundanos. E que afirma também a superioridade da razão sobre o mito e a magia. Uma impressão de domínio absoluto sobre a natureza - advinda do progressotecnológico e da expansão gerada pelos descobrimentos - invade a consciência dos criadores e dos pensadores da época. A Europa torna-se o centro do mundo. Seus padrões de existência passam a ter validadeuniversal.
Usando uma linguagem ora simbólica, ora realista, a arte renascentista documenta e desvela a situação histórica. O aspecto profano do Humanismo, a aparente estabilidade das estruturas sociais ea anexação ao mundo europeu de novas terras e povos seriam traduzidos para as formas artísticas de uma maneira exemplar.
Em consonância com seu tempo, a arte do Renascimento busca a clareza, aobjetividade e o equilíbrio. Observemos a pintura: predominam a unidade espacial, o senso de medida, a justeza das proporções, a lógica e a coerência internas. Nela nada é uniforme ou disforme. Por...
tracking img