Balanced scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Balanced Scorecard































SOROCABA
2º BIMESTRE – 2011
Balanced Scorecard (BSC)

Conceitualmente, o Balanced Scorecard, também conhecido como BSC, é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos operacionais que direcionam comportamentos e desempenho.
Esteconceito,foi concebido por David Norton e Robert Kaplan (professor da Harvard Business School) e surgiu em princípios da década de 1990, a partir da percepção de que os modelos de gestão anteriores contemplavam somente indicadores financeiros, mostrando-se, assim, incapazes de refletir as atividades criadoras de valor relacionadas com os ativos intangíveis de uma organização em relação ao novo cenárioeconômico.
Outro ponto de percepção,foi de que indicadores financeiros refletiam resultados defasados e não comunicavam projeções de desempenhos futuros estimados mediante investimentos em clientes, fornecedores, funcionários, tecnologia e inovação.
A sigla BSC, traduzida, significa Indicadores Balanceados de Desempenho, e pressupõe que a escolha dos indicadores para a gestão de uma empresa não devese restringir a informações econômicas ou financeiras. É necessário monitorar, juntamente com resultados econômico-financeiros, desempenhos de mercado junto aos clientes, desempenhos dos processos internos e pessoas, inovações e tecnologia. Isto porque a somatória das pessoas, tecnologias e inovações, se bem aplicadas aos processos internos das empresas, alavancará o desempenho esperado no mercadojunto aos clientes e trará à empresa os resultados financeiros esperados. Aqui vale uma ressalta para podermos quebrar alguns mitos sobre o Balanced Scorecard.

O BSC NÃO:
• É um novo sistema de indicadores financeiros;
• Fornece um diagnóstico operacional;
• Gera a estratégia empresarial;
• É um projeto único;
• É um sistema de informática adequado que opera automaticamente.

Narealidade, o BSC:
• É um instrumento para suportar a gestão;
• É um processo para efeitos gerenciais;
• Contribui para a transparência sobre as informações de gerenciamento;
• É um instrumento para concretizar e comunicar a estratégia;
• Somente alcança seu potencial integral se receber vida por meio de um suporte contínuo da liderança da organização.
Como um processo vivo de aprendizado, estemodelo vem se aperfeiçoando ao longo dos anos e se tornando um referencial para a mensuração do desempenho e da gestão da estratégia das organizações.

O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Esse objetivo é alcançado pelas seguintes ações:
* Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia - É frequente as organizaçõespossuírem uma visão e estratégias que não são devidamente esclarecidas e discutidas. A clarificação e tradução da visão estratégica, pelos membros da organização, facilita o seu sucesso. Definir o mapa estratégico através de uma sequência de relações causa e efeito entre resultados e vetores de desempenho o Balanced Scoredcard ajuda a esclarecer as ações a empreender. Este método também contribui para acriação de consensos, entre os gestores, da visão e estratégia da organização.
* Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicos - Comunicar e interligar objectivos e indicadores estratégicos - o comprometimento dos colaboradores com a organização só existe quando as metas que visam obter se encontram alinhadas com os objectivos e expectativas dos gestores. Se o sucesso da organizaçãodepende dos objectivos estratégicos da organização serem atingidos, tal meta só se afigura possível quando os colaboradores os conhecem e reconhecem como seus. O colaborador esforçar-se-á na mesma medida e proporção em que conhecer as intenções estratégicas da empresa e se rever nelas. A estratégia de comunicação poderá sustentar-se no próprio canal interno de comunicação, a intranet, newsletters,...
tracking img