Bairro da luz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cidade: Origem e Sociedade. Bairro da Luz

A cidade, é o objeto abordado em comum nas leituras, nelas são mostradas suas características que são construídas pelas histórias e espaços urbanos, onde sua memória é guardada se confundindo com a transformação constante. As primeiras cidades surgiram sobre a estrutura social das aldeias como criação de um ambiente propício à vida. Resultado da divisãodo trabalho com o campo, a oposição entre individual e coletivo emergiram cuja produção permitiu a fragmentação da sociedade em classes e da construção da própria casa. Inicialmente os templos religiosos era o símbolo de poder necessário para a apropriação, na Mesopotâmia e no Egito antigo eram reis e faraós, tidos como divindades eram responsáveis pelas colheitas e sustento da riqueza. Nascivilizações gregas, os escravos não tinham direito a cidadania, logo os cristãos – proprietários eram quem detinham o poder, no Império Romano, dividiam o espaço militares e religiosos. E na idade média surge a nova classe social: a burguesia. A transformação dos burgos medievais mudou as cidades transformado-as em moderna, que de inicio, aconteceu pela ampliação da população, depois pelacomercialização das terras, assim além de ser sede de poder, a cidade se transformou em riqueza, e passaram a ser cobiçadas as melhores localizações e conseqüentemente pagava-se mais por elas. A partir da cidade industrial, o urbanismo surge trazendo mudanças no cenário paisagístico de destruição e reconstrução e bruscas mudanças no uso do solo, decorrentes da concentração demográfica. As cidades na Europadurante a guerra tiveram suas casas destruídas, mas logo que acabou a guerra mulheres e crianças – que esperavam os homens que ainda não haviam voltado da guerra – se uniram, e como trabalho coletivo, assim como linha de produção, passavam os tijolos mão a mão para serem limpos e usados na reconstrução.
“Podemos estudar a cidade de muitos pontos de vista, mas ela emerge de modo autônomo quando aconsideramos como dado último, como construção, como arquitetura; em outras palavras, quando analisamos os fatos urbanos pelo que são.” (ROSSI; 2001: 05)

1

E finalmente, a industrialização permite a expansão dos investimentos na urbanização, os transportes ferroviários, o que virá facilitar a aquisição de matériaprima e a distribuição dos produtos. As distâncias tornam-se mais curtas, facilitando aconcorrência e acabando com o isolamento da sociedade industrial. Os transportes ferroviários desenvolveram-se rapidamente, o caminho de ferro torna-se importante no mundo inteiro, no Brasil, o desenvolvimento da cultura cafeeira veio para alterar a base econômica de São Paulo, a expansão ficava limitada devido ao sistema de transporte existente, que era feito por tropas de mulas, e em meados de1860 o café passou a ser visto como o futuro da comercialização internacional, e necessitava de um transporte econômico e rápido, para que chegasse a Santos diretamente das fazendas do interior paulista. Os Campos de Guaré eram locais planos que ofereciam condições para a construção, ficava em posição elevada a oeste do rio Tamanduateí, próximo ao rio Tietê, desde era ocupada por criadores de gado emula, e a única construção na época era uma capela chamada Nossa Senhora da Luz, com o tempo se tornou local de peregrinação, e o lugar passou a ser chamado de Luz por abreviação, tornando um habito definitivo. Em 1744 é fundado o Mosteiro da Luz, passando a funcionar somente em 1802, lá viviam em total isolamento monjas da ordem da Imaculada Conceição, o voto de permanência era perpétuo, o quesignificava que nem depois de mortas poderiam sair, eram enterradas ali mesmo. Foi o primeiro e o mais importante edifício da época, e ainda hoje é o principal edifício do bairro, sendo o monumento arquitetônico colonial mais importante da cidade.

Fonte: Google Imagens

2

A possibilidade da expansão do café, só seria possível com a modernização do transporte para exportação, e em 1860 é...
tracking img