Bairro da luz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A História da Luz
O local foi ocupado durante muito tempo por fazendas, onde o gado andava solto pelos pastos. O local conhecido hoje por bairro da Luz já foi um vasto campo pantanoso. Seu nome eraCampo do Guaré ou Caminho do Guarepe – em linguagem indígena “matas em terras molhadas” – pois o local era inundado pelos rios Tamanduateí e Tietê durante períodos chuvosos.



Arredores daEstação da Luz, 1897 - Foto: Reprodução

A denominação Luz surgiu quando um dos primeiros povoadores da cidade de São Paulo, Domingo Luís, conhecido como ”o carvoeiro”, mudou-se, em 1601, da região doIpiranga (na zona sul) para o Guaré, construindo ali uma pequena capela em homenagem à sua santa de devoção, Nossa Senhora da Luz. A construção atraiu visitantes e devotos, tornando-se uma referênciageográfica para os viajantes. Com o tempo, o lugar passou a ser chamado de bairro da Luz.
O local foi ocupado durante muito tempo por fazendas, onde o gado andava solto pelos pastos. Pouco a pouco,pântanos foram aterrados, pontes edificadas e construídos locais como o Jardim da Luz, o primeiro jardim público da cidade, e o Seminário Episcopal, inaugurados, respectivamente, em 1825 e 1856.Ferrovias

O desenvolvimento da região sofreu impacto direto da implantação das estradas de ferro ligando os cafezais do oeste paulista ao porto de Santos. Em 1860 teve início a construção da ferroviaThe São Paulo Railway Company, primeira estrada de ferro do estado, por iniciativa do Barão de Mauá.


Estação da Luz em 1925 - Foto: Reprodução

Em 1867, o bairro recebeu a primeira Estação daLuz, que redefiniu toda a área central da cidade, constituindo-se em ponto de ligação para todo o tráfego urbano e o comércio. Já em 1875, próximo à Estação da Luz, foi construído o primeiro prédioda Estação Sorocabana (que seria substituído por dois prédios: um de 1914, que hoje abriga o Memorial da Resistência; e outro, concluído em 1938, da atual Estação Julio Prestes).
A implantação do...
tracking img