Bacharel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NADER.Paulo - Filosofia do Direito: existencialismo e Direito. 19ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Forense



RESENHA CRÍTICA: O Existencialismo e o Direito

Livro: Filosofia do Direito

PauloNader é doutrinador, professor Emérito da Universidade de Juiz de Fora, membro efetivo da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e juiz de Direito aposentado e um apaixonado pelo saber. Nadercomeçou a produzir obras jurídicas ainda na máquina de datilografar, em 1979. Hoje, como autor, detém os direitos autorais de mais de nove obras ; uma delas – Introdução ao Estudo do Direito - já está na30ª edição. Recentemente, o também jurista completou o “Curso de Direito Civil”, obra composta por sete volumes, que começou escrever em 2003.

Buscando o aprendizado sobre o Existencialismo eDireito nos debruçamos nos conhecimentos trazidos nas paginas do Livro Filosofia do Direito escrito pelo professor Emérito da Universidade Federal de Juiz de Fora, membro titular da AcademiaBrasileira de Letras Jurídicas, Paulo Nader.

Para Nader o Existencialismo uma filosofia centrada no ser humano que se preocupa com o ser individual que cada um apresenta no mundo interiorpersonalíssimo (personalidade), com seu condicionamento e circunstâncias, considerando a existência inautêntica a vida social, que muda a personalidade em lugar de converter as pessoas em si mesmas,impondo-lhes a lógica de que se todos pensam assim, deve-se pensar igualmente ou se todos falam do mesmo modo, devo falar assim, impondo uma uniformidade de valores, tornando-os sem identidade interior. Já avida autêntica, seria quando a pessoa estabelece seu próprio modo de ser, pois o homem é dono do seu destino, e não necessita ser moldado pela personalidade das outras pessoas. Todos nós devemosbuscar quem somos de verdade, buscar nossa verdadeira essência, do que realmente gostamos de fazer, de comer, de vestir, ou seja, quem somos de verdade, agindo conforme nossa consciência.

O...
tracking img