Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas”.
Quando analisamos a Educação no Brasil, até o período de 1988, podemos entender que a Educação estava estagnada, sem avanços, sem investimentos. A poucos anos havíamos saído do regime militar.
Com a Constituição de 1988, a educação teve maior ênfase e a educação foi vista como direito de todos e dever do Estado e da família.
Em1996, houve a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/96; a educação no Brasil teve outro foco, um aspecto mais amplo, onde a educação abrange processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino. Determina que o Estado tem dever de oferecer ensino fundamental gratuito para todos os cidadãos, inclusive para osque não tiveram acesso na idade apropriada e também para os com necessidades especiais. Cabe ao Estado garantir a quantidade necessária de vagas , bem como garantir padrões mínimos de de qualidade.
A partir de então, houveram varias Leis que surgiram alterando a LDB/96, no intuito de melhorar o ensino. Houve inclusão de transportes; de disciplinas como história e cultura afro-brasileira; educaçãofísica; matrícula no ensino fundamental a partir dos seis anos de idade; definiu funções de magistério exercidas por professores; incluiu conteúdos sobre direitos das crianças e dos adolescentes; inclusão de disciplinas como filosofia, sociologia; inclusão da musica na disciplina de Artes; regulamentação do estágio, etc.
Os governos federal, estadual e municipal tem realizado investimentos naeducação , bem como tem se mostrados preocupados com a evolução do ensino.
Houve se grande preocupação com a evasão escolar, e os órgãos fiscalizadores, responsáveis, se empenharam para que a qualidade de ensino melhorasse e consequentemente as crianças se matriculem e permaneçam mais tempo nas escolas.
Todavia, existe necessidade de avaliações para que os governos tenham base de informações , coma finalidade de novas estratégias, mudanças, avaliação dos métodos adotados, enfim, meios para que possam avaliar a situação atual e base para novas regulamentações.
Hoje, a educação é analisada através dos mecanismos criados : Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica; Prova Brasil, Provinha Brasil e Censo Escolar.
O Censo Escolar , tem abrangência em âmbito nacional, realizado todos osanos e coordenado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira), através pelo qual se coleta dados sobre estabelecimentos, matriculas, funções docentes, movimento (abandono ) e rendimento escolar. A analise desses dados servem de referência para formulação de políticas publicas e execução de programas na área da educação, incluindo transferência de recursospúblicos, como merenda, transporte, livros, uniformes.
O Saeb avalia alunos dos 5º., 9º anos do ensino fundamental e do 3º.ano do ensino médio, em Língua Portuguesa e Matemática. É uma avaliação por amostragem, apenas parte dos alunos participam , realizada a cada dois anos.
A Prova Brasil avalia apenas alunos dos 5º., 9º anos do ensino fundamental , em Língua Portuguesa e Matemática. É uma avaliaçãopraticamente universal, onde todos alunos participam , realizada anualmente, ajudando a construir os resultados do Saeb por meio de recorte amostral.
A Prova Brasil e o Saeb tem como objetivo produzir informações para subsidiar a formulação reformulação e o monitoramento das políticas públicas educacionais nas esferas municipal, estadual e federal, contribuindo para a melhoria da qualidade ,equidade e eficiência do ensino.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas. Através das informações , os gestores e professores podem intervir com eficiência no processo de alfabetização , para que os objetivos do Plano de Metas sejam atingidos (crianças de até oito anos saibam ler e...
tracking img