Movimentos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Movimentos sociais
O objetivo deste conteúdo é refletir sobre os movimentos da sociedade e suas formas de associação.
 1. A sociedade em movimento.
2. Movimentos da sociedade em rede
 Bibliografia:
FERREIRA, Delson. Manual de Sociologia. São Paulo: Atlas, 2001. (p, 146 a 156)
TOMAZZI, Nelson (org.) Iniciação à Sociologia. São Paulo: Atual, 1993. (p. 207 a 232)


Os movimentos sociaissão parte integrante das sociedades modernas, e são analisados como fenômenos ligados aos constantes processos de mudança e conservação social. Os movimentos sociais podem ser de mudança ou conservaçãosocial.

- O conflito é o principal motivador de qualquer movimento social.
- Os movimentos sociais revelam as relações de força e poder que se encontram presentes na sociedade.
- Os movimentossociais revelam as formas de organização de uma sociedade.

Há uma diversidade de movimentos sociais que atuam na sociedade, como ecológicos, feministas, pacifistas, anti-racistas... Por movimentossociais, entende-se as Ações de grupos sociais organizados que buscam determinados fins estabelecidos coletivamente.

Nas lutas ambientais uma nova realidade global é introduzida no cenáriointernacional. São novos atores que desenvolvem ações e campanhas quase sempre pontuais e específicas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Os principais agentes destes movimentos são as Organizaçõesnão-governamentais (ONGs)

Movimentos sociais e culturais como: os franceses barrando o livre comércio dos bens culturais na legislação da OMC, as produções independentes de mídia e cinema queenfrentam as regras e modas do mercado global; a milícia Taleban no Afeganistão que destruiu várias estátuas de budas existentes no seu país, que por seu valor cultural seriam patrimônio da humanidade; asações terroristas dos grupos Pátria Basca e Liberdade (ETA), dos seguidores de Bin Laden ou mesmo dos skinheads alemães e norte-americanos vem demonstrar que O mundo globalizado tem-se mostrado...
tracking img