Axel honneth - a luta de reconhecimento dos negros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AÇÕES AFIRMATIVAS, COMO INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DA IGUALDADE




RESUMO: Todo indivíduo deve ter seu reconhecimento jurídico como questão certa. Entretanto, no caso dos negros percebe-se um relevante atraso na sua consideração. Constantemente, lhe é negado inclusive condições concretas de sobrevivência. Neste contexto, torna-se essencial analisar de que forma se legitima suas açõesafirmativas. È de inexorável relevância a busca pelo reconhecimento jurídico tanto formal quanto material. A discriminação velada que ocorre a nível nacional no Brasil tem exigido das lutas mais persistência e organização, demandando do Estado atuação positiva. O presente trabalho, a fim de analisar a segregação racial, procura identificar os principais aspectos inerentes ao processo de reconhecimento,de modo a compreender, avaliar e, consequentemente, demonstrar a legitimidade das ações afirmativas. Para tanto, será realizada pesquisa bibliográfica que servira de base para conjecturas, debates. A discussão do tema é necessária na medida em que possibilita a todos entender o verdadeiro conceito de igualdade, momento em que todos, sejam negros ou brancos, se tornam cidadãos. Afinal, a ignorância-desconhecimento- somente alimenta a intensificação do preconceito.
PALAVRAS - CHAVE: luta, negros, brasileiros, reconhecimento.

1. INTRODUÇÃO
Em meio ao atual contexto histórico onde, tanto a nível nacional como ao internacional, estão em constante destaque e discussão de temas relacionados aos Direitos Humanos, percebe-se o grande valor dado às estratégias de eliminação da discriminaçãoseja ela qual for. Para tanto, é primado o principio de igualdade entre todos. Para o Direito Internacional, todas as relações devem pautadas primordialmente em conceitos igualitários, seja o sujeito de direito público - como os Estados - seja pessoa física. Trata-se, então, da Universalização dos Direitos, esfera na qual todos detém de forma legitima o direito de participar como cidadão pleno dosprocessos políticos e de exigir igualdade jurídica perante a lei.
A efetividade desse princípio suscita ações de todos, inclusive estatal. Há a necessidade de luta por aqueles que se encontram à margem a fim de que sejam vencidas as barreiras sócias e jurídicas discriminatórias. O preconceito racial, principalmente no Brasil, insere-se em um contexto de transformações. Não obstante, haja certonível de preconceito de forma velada, as ações afirmativas têm conquistado centro de destaque na medida em que sua luta por reconhecimento logra sucesso. Tal situação como se vislumbra nos caso das cotas para negros em universidade públicas, declarada constitucional recentemente pelo STF.
O presente trabalho tem por objetivo central analisar o artigo “Ações Afirmativas: A luta dos negrosBrasileiros por reconhecimento jurídico” de forma a desenvolver um resumo expandido. Para tanto, serão identificados os principais questionamentos acerca do processo de segregação racial seja no Brasil ou em outras partes do mundo. Será, ainda, ponderada essencialmente a teoria de Axel Honneth de modo a situar o homem em suas peculiaridades e seus modos de interação no processo de reconhecimento. Após serestratificado as principais formas de reconhecimento, será contextualizado a luta empreendida pelos negros para que sejam reconhecidos como sujeitos de direito, considerando, por fim, o atual estagio do Direito, conceito moderno.
A análise desse artigo justifica-se pela necessidade de que sejam debatidos temas relacionados ao processo de segregação racial, evitando que perca seu valor naconstrução de uma sociedade mais justa e igualitária. Re vela-se como relevante sua análise mais profunda, a fim de que possamos implementar de forma efetiva um sistema legal que, ao considerar diferencialmente os negros, possa transformar a sociedade na direção da proteção dos direitos humanos de forma universal.

2. METODOLOGIA
Em relação à coleta de dados será adotada a pesquisa bibliográfica como...
tracking img