Soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOLDA OXIACETILENICA


Soldagem Oxicombustível e Corte Oxicombustível (também conhecidos como Solda Oxiacetilênica, Solda a Gás e Oxicorte, em inglês OxyAcetylene Welding - OAW) é um processo de fusão ou erosão de materiais metálicos que ocorre por meio de uma chama proveniente da queima de uma mistura de gases.
Solda feita por aquecimento das peças com chama obtida de gases oxi combustíveisé chamada de “Solda a gás”. Este processo foi introduzido industrialmente em 1903 e foi usado extensivamente, aproximadamente, por meio século. No entanto, com o desenvolvimento de métodos mais sofisticados é agora largamente usado para unir componentes e reparo de metais ferrosos e não- ferrosos. Como processo não requer eletricidade algumas vezes seu uso é indispensável, principalmente onde nãoexiste eletricidade.
A intensidade do calor gerado na chama depende da mistura gás oxi combustível a uma determinada pressão dos gases. O oxigênio é utilizado para proporcionar combustão do gás, mas pode ser usado ar comprimido no lugar do oxigênio, mas isto proporciona uma baixa eficiência térmica e consequentemente redução na velocidade de soldagem; a qualidade da solda também é afetada. Aescolha do gás é importante, pois permite obter uma velocidade de soldagem e uma qualidade desejada no cordão de solda.
O gás geralmente empregado é o acetileno, outros gases além do acetileno podem ser empregados embora os mesmos fornecem menos intensidade de calor e consequentemente uma menor temperatura. Estes gases podem utilizar tanto o oxigênio e o ar para manter a combustão.
Algumasvezes o gás de carvão, vapor de querosene e de petróleo são também usados como gás combustível.
As operações de solda e corte pelo processo oxiacetilênico, são realizadas através da queima da mistura de oxigênio e acetileno misturados nas proporções corretas em um maçarico. A chama resultante dessa queima pode chegar a temperaturas ao redor dos 3.200º C. O processo de soldagem a gás é na realidadeuma fusão onde as duas partes do material que deve ser soldado são aquecidas até o seu ponto de fusão e depois unidas. Essa fusão pode ser feita sem adição ou com a adição de um material(eletrodo) similar ao que está sendo trabalhado.
No corte, basicamente a mistura oxigênio/gás combustível serve para pré-aquecer o material a ser cortado até a temperatura de reação do metal (ignição), no caso daschapas de aço, entre 700ºC e 900ºC, quando o aço toma a coloração vermelho cereja, mas ainda não atingiu a temperatura de fusão. Nesse ponto, o jato de oxigênio puro é acionado, incidindo diretamente sobre a área pré-aquecida, o que desencadeia uma violenta reação química exotérmica entre o oxigênio e o metal aquecido, formando óxido de ferro (escória), que se desloca pela força do jato de gás eabre espaço para a penetração da chama produzindo o corte no metal. O metal de adição, que pode estar na forma de fio ou barra, quando for utilizado,é alimentado pelo soldador com uma mão, enquanto que, com a outra, ele manipula atocha. A proteção do material fundido é realizada pelos gases resultantes da queima primário em uma chama corretamente ajustada. Dependendo do metal a ser soldado, um fluxopode ser utilizado para facilitar a escorificação das impurezas existentes na superfície da junta. A soldagem oxiacetilênica utiliza um equipamento simples e de baixo custo e pode ser usada para a soldagem de diversos tipos de metais. O mesmo equipamento, com pequenas alterações no maçarico, pode ser utilizado para o corte, brasagem e tratamento térmico de pequenas peças. Contudo, devido à suabaixa intensidade de calor e, consequentemente, baixa produtividade, a soldagem oxiacetilênica foi largamente suplantada pelos processos de soldagem a arco, sendo atualmente mais usada em manutenção e na soldagem de chapas e tubos de parede fina.

Metal base Metal adição Tipo de chama Fluxo
Alumínio Alumínio Fracamente redutora Sim
Bronze Bronze Fracamente oxidante Sim
Cobre Cobre Neutra Não...
tracking img