Resumo do texto o discurso competente, de marilena chauí

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A definição de ideologia é apresentada como um sistema de normas e representações que nos “ensinam” a agir conforme uma imagem pré-determinada. Tais normas são disseminadas pelo discurso ideológico, que tem como função unificar pensamento, linguagem e realidade, possibilitando aos sujeitos sociais a identificação com a imagem criada pela classe dominante. Ao unificar o ser, o dizer e o pensar,formam-se lacunas no discurso, que garantem a suposta veracidade ao que é afirmado, conferindo ao discurso uma coerência ideológica.
As idéias que compõem a ideologia estão por definição “fora do lugar”, isto é, fora do espaço social e político de uma sociedade determinada. Parece que os sujeitos sociais e suas relações são produto das idéias, quando o que ocorre é o contrário: as idéias sãocriadas pelos sujeitos.
A ideologia não tem história. Isso não significa que ela seja um corpo imutável de representações e normas e sim duas outras coisas: que as transformações ocorrem, em um discurso ideológico, conforme os interesses da classe dominante em encobrir outra história e que a função da ideologia é produzir uma imagem do presente como progresso e desenvolvimento para exorcizar o risco deenfrentar efetivamente a história.
Afirmar que a ideologia não tem história, é, portanto, afirmar que, além de “fora do lugar”, as idéias estão “fora do tempo”. Tal afirmação é aparentemente contraditória, pois, se a ideologia auxilia a dominação de uma classe social historicamente determinada, as idéias deveriam ser atuais. Mas é aí que se diferencia o saber da ideologia.
O saber é o trabalhopara elevar a dúvida a conceito, ou seja, é preciso fazer questionamentos para construir as idéias. Já na ideologia é preciso ignorar as lacunas em seu discurso, para não abrir espaço a questionamentos que possam ameaçar a ideologia estruturada, assumindo a forma de idéias instituídas.
O discurso competente é aquele que pode ser dito, ouvido e aceito como verdadeiro ou autorizado porque perdeuos laços com o lugar e o tempo de sua origem; é instituído e proferido com a seguinte restrição: “não é qualquer um que pode dizer a qualquer outro qualquer coisa em qualquer lugar em qualquer circunstância”. É previamente estabelecida a forma, o conteúdo do discurso, a autoridade e a importância de quem transmite o discurso para quem o escuta. Esse discurso pode ser melhor observado em um fenômenohistórico preciso: a burocratização e a idéia de Organização.
Burocratização: sistema de autoridade que se impõe no trabalho criando uma escala de status socioeconômico baseado na hierarquia de tal modo que subir um degrau da escala corresponde à conquista de um novo poder e de responsabilidades que não dependem daquele que ocupa o posto, mas que pertence ao próprio degrau hierárquico.Organização: crença em uma racionalidade em si e para si da sociedade, que permite a presença e o controle do Estado na sociedade civil, criando uma realidade que se manifesta da mesma forma em todas as esferas sociais. Esse poder do Estado é, ao mesmo tempo, negado e afirmado pelo discurso. A Burocratização e a Organização nega que determinada figura exerça poder porque este é essência dos cargos efunções que, por acaso, estão ocupados por homens determinados.
Essa modalidade do discurso competente é dividida, conforme a autorização dos indivíduos em transmiti-lo, em três tipos: o discurso competente do administrador-burocrata, o discurso competente do administrado-burocrata e o discurso competente e genérico de homens reduzidos à condição de objetos sócio-econômicos e sócio-políticos, namedida em que aquilo que são, aquilo que dizem ou fazem, não depende de sua iniciativa como sujeitos, mas do conhecimento que a Organização julga possuir a respeito deles.
Outra modalidade do discurso da competência é o discurso neutro da cientificidade ou do conhecimento, que vem da transformação sofrida pela ideologia burguesa com o processo da burocratização. Em sua forma clássica, o discurso...
tracking img