Questionario de macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MACROECONOMIA
Prof. Julio Pereira
Questionário Prova A2

1-O que significa um saldo deficitário em transações correntes?
Défice em conta corrente é um conceito mais abrangente incluindo além das transações comerciais de um país com o resto do mundo (exportações e importações) as transações em serviços e as chamadas transferências unilaterais (basicamente doações). Expressa a quantia,geralmente denominada em dólares, que o país requer financiar seja endividando-se no exterior ou usando as reservas internacionais acumuladas em anos anteriores.No contexto macroeconomico, o déficit em conta corrente da balança de pagamentos reflete a diferença entre a poupança total e o investimento total do país.


2. Relacione e explique as medidas tradicionalmente utilizadas para corrigirdéficit crônicos no balanço de pagamentos.
Aumento da taxa de juros doméstica aumenta a entrada de investimento estrangeiro com o objetivo de adquirir os títulos que rendem juros mais elevados; aumenta o saldo da conta capital e financeira.
redução do nível de atividade econômica, ou seja, diminuição da renda contribui para a redução das importações; menor renda, menor poder de compra tanto dosbens da economia interna quanto importada. Assim, há uma melhora nas transações correntes e desvalorização real da taxa de câmbio, quando o câmbio desvaloriza, importar fica mais caro e exportar fica mais fácil, porque os produtos nacionais ficam mais baratos para os compradores estrangeiros. Também há melhora nas transações correntes.


3. Explique o que uma integração econômica e quais sãoas formas.

Podemos definir Integração Económica como sendo um processo que implica medidas destinadas à abolição de discriminações entre unidades econômicas de diferentes Estados, procurando-se unir vários espaços econômicos nacionais num único espaço econômico mais vasto.

Zona de Comércio Livre: Consiste num acordo em que os países membros aceitam abolir entre si todos os direitosaduaneiros e restrições quantitativas no comércio de mercadorias. Contudo, cada país é livre para definir as suas pautas e restrições quantitativas em relação aos países membros não membros (ex.: EFTA); União Aduaneira: Além da supressão de barreiras alfandegarias, isto é, da liberdade de circulação das mercadorias, há uma pauta exterior comum. Ex CEE até 1992; Mercado Comum: Livre Circulação demercadorias, serviços, pessoas e capitais. Existência de pauta exterior comum. Ex CEE depois de 1992; União Económica: Consiste me que a integração económica cresça devido à criação de políticas monetárias, agrícolas e sociais, comuns aos países membros. Acrescenta ao modelo anterior a harmonização das politicas económicas e sociais. Exemplo a EU; União Económica e monetária: Acrescenta à modalidadeanterior uma moeda comum . Exemplo os países da zona euro; Integração Económica (União Politica).
Esta forma de integração acontece quando a Integração ultrapassa as fases anteriores e pressupõe a união das políticas monetárias, fiscais e sociais, exigindo o estabelecimento de uma autoridade supranacional, cujas decisões sejam obrigatórias para os Estados membros.

4. Explique os efeitos dadesvalorização e da valorização da taxa de câmbio para o comércio de um país.

Uma desvalorização cambial torna mais cara às importações e dá margem para que exportadores tenham melhores lucros e/ou ofereçam menores preços. Quando as respostas em termos de competitividade - ou seja, aumento nas quantidades exportadas e diminuição nas quantidades importadas - são significativas, o saldocomercial do país melhora. Por outro lado, essas respostas competitivas costumam tomar algum tempo. A valorização do câmbio reduz a competitividade dos produtos brasileiros, diminui a rentabilidade das exportações e inibe investimentos para a exportação. Com isso, prejudica um vetor fundamental para o crescimento do país, as exportações.


5. O que é paridade de poder de compra? Justifique....
tracking img