Avarias, etc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manutenção e órgãos de equipamentos
Índice

* Introdução………………………………………………………………………………Pág.3
* Veios……………………………………………………………………………………….Pág.4
* Rolamentos…………………………………………………………………………….Pág.5
* Técnicas de inspecção de veios e rolamentos…………………….….Pág.6
* Lubrificação com óleo…………………………………………………………….Pág.7
* Lubrificação com massas……………………………………………………….Pág.10
* Avariaspadrão e acções correctivas………………………………………Pág.11
* Análise e resolução de avarias……………………………………………….Pág.12
* Manutenção………………………………………………………………………….Pág.13
* Conclusão………………………………………………………………………………Pág14

Introdução
Neste trabalho os assuntos a ser abordados são os veios, rolamentos, lubrificação avarias e manutenção, e como cada um destes assuntos está relacionado com o painel solarrotativo.
Veios são peças utilizadas para fazer uma ligação, pra suportar grandes pesos e grandes potências. Rolamentos são colocados dentro do veio, logo necessita de lubrificação. Pode também haver avarias o que leva a que haja uma manutenção ao equipamento.
Tudo isto está inserido no painel solar rotativo, tudo faz falta para que seja eficiente.

Veios

Os veios podem ser fixos,deslizantes ou rotativos, são responsáveis por suportar forças e potência. Os veios são elementos utilizados para a articulação de um ou mais elementos de uma máquina. O alinhamento é uma forma de manter um equipamento/máquina para que trabalhe bem e sem dar prejuízos, serve para manter a superfície e faces dos equipamentos sempre á mesma distância. De forma simples, um desalinhamento de veios ocorre sempreque as ‘’linhas’’ centrais do veio, não se encontram numa linha totalmente perfeita. Os desalinhamentos podem ser axiais, radiais, angulares e até mesmo mistos. Uma união de veios deixa transmitir, de uma forma permanente, uma potência entre dois veios. As uniões de veios podem ser Rígidas (apenas quando os eixos são axiais e os constituintes são rígidos); Flexíveis (podem ser elásticas oumóveis). Nos painéis solares rotativos são usados veios, para que o painel possa rodar, e a união deles é flexível.

Rolamentos
O tipo de rolamentos é estabelecido de acordo com os elementos rolantes. Posto isto, os rolamentos podem ser de esferas, rolamentos de rolos, de agulhas e cónicos. Um Rolamento é constituído por anel exterior, anel interior, elementos rolantes, grade ou gaiola, e pistas.Existem vários factores que influenciam a montagem dos rolamentos que podem ser por exemplo a carga (se esta for considerável o anel pode ficar com um aspecto ovalizado e assim reduzir o aperto do veio.); Temperatura (a temperatura do anel interior e do veio deve ser a mesma para que os dois elementos não sofram modificações (dilatação)); Dureza (nos rolamentos que funcionam sem anel interior(rolamento de agulhas) tem pouca dureza, é insuficiente.)
Os rolamentos podem ser montados a frio, significa que esta técnica utiliza um tubo velho e um martelo para introduzir o rolamento no veio, apesar de ser uma técnica tradicional, pode causar danos nas pistas através da transmissão das forças de impacto. Também podem ser montados com calor, que funciona com o aquecimento dos rolamentos, antes damontagem, com óleo. Contudo, este método pode danificar o rolamento. Hoje em dia a técnica mais usada é o aquecimento por indução. Por ultimo, os rolamentos podem ser montados com técnicas hidráulicas, que é a injecção de óleo sob pressão e ao mesmo tempo o deslocamento do rolamento ao longo do veio, é uma montagem correta e muito fácil. O rolamento deve ser escolhido na base da natureza dosesforços que o rolamento absorve, nas condições de utilização, na velocidade de rotação máxima, e no espaço disponível.
Os rolamentos por vezes, também têm falhas. As principais falhas devem-se ao facto de 36% por lubrificação inadequada; 34% por fadiga; 16% por montagem incorrecta, e 14% por contaminação.
Os rolamentos de rolo são utilizados nos painéis solares fotovoltaicos rotativos, e são...
tracking img