Aulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Organizações internacionais do trabalho

Disciplina: Área de integração
Professor: José Carlos
Aluna: Sara Oliveira
Nº: 14
Turma: Técnico de Comercio

Índice
Introdução 3
Organização internacional do trabalho 4
Origens 4
Sede 4
A declaração de Filadélfia 4
Quatro objectivos estratégicos 5
Normas internacionais do trabalho 5
Declaração da OIT relativa aos princípios edireitos fundamentais no trabalho 6
Órgãos 6
Direcção 7
Grandes programas: 7
Prémio nobel da paz 7
Conclusão 8
Bibliografia 9

Introdução

No âmbito da disciplina de Área de Integração, a pedido do professor José Carlos Lopes foi-nos solicitado que elaborássemos um pequeno trabalho onde focássemos os pontos essenciais da organização internacional do trabalho, no qual teríamos deexplicar como surgiu esta organização, qual a sua importância entre outros.
Como é do nosso conhecimento geral a criação da OIT teve em vista a promoção e harmonização dos direitos do trabalho por meio do estabelecimento e aplicação de normas internacionais do trabalho, evoluindo para incluir temas mais amplos de política social e direitos humanos e civis. Os meios de acção para alcançar estesobjectivos são a elaboração de normas e a cooperação técnica. Foram trazidos trechos de Declarações internacionais que reafirmam a actuação prática da OIT e seus delineamentos no intuito de alcançar a justiça social.
Por outras palavras OIT uma organização internacional criada para amenizar as diversas espécies de problemas ligados à injustiça social, na tentativa de extingui-los ou pelo menosamenizá-los. É importante relembrar que o objectivo da OIT não se restringe a melhorar as condições de trabalho, mas a melhorar a condição humana no seu conjunto, daí a importância maior desta Organização.

Organização internacional do trabalho
Origens
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), criada pelo Tratado de Paz assinado em Versalhes em Junho de 1919, é a Agência mais antiga do Sistema dasNações Unidas.
Considerando – como ficou consignado na Constituição da Organização – que “só se pode fundar uma paz universal e duradoura com base na justiça social”, a OIT foi estabelecida com o objetivo de definir e promover políticas sociais a nível internacional numa fase marcada pela revolução industrial.
Desde a origem, a OIT integrou representantes dos Governos, das Organizações sindicaise das Organizações patronais. A participação de representantes dos empregadores e dos trabalhadores, colaborando em pé de igualdade com os representantes dos Governos, tendo em vista a procura de consensos para promover o bem comum – cooperação tripartida – constitui um traço distintivo da OIT em relação às demais Organizações das Nações Unidas.
Sede
Com sede em Genebra, Suíça desde a data dafundação, a OIT tem uma rede de escritórios em todos os continentes.
A declaração de Filadélfia
Em Maio de 1944, a Conferência Internacional do Trabalho – a assembleia-geral da Organização – reunida em Filadélfia, nos Estados-Unidos, aprovou uma declaração relativa aos fins e objetivos da OIT, conhecida pela Declaração de Filadélfia.
Numa época do pós-guerra e da reconstrução, a Declaraçãoreafirma os princípios orientadores da OIT, nos quais se deveria inspirar a política dos países membros. São esses princípios os seguintes:
* O trabalho não é uma mercadoria;
* A liberdade de expressão e de associação é uma condição indispensável para um progresso constante;
* A pobreza, onde quer que exista, constitui um perigo para a prosperidade de todos;
* Todos os seres humanos,qualquer que seja a sua raça, a sua crença ou o seu sexo, têm direito de efetuar o seu progresso material e o seu desenvolvimento espiritual em liberdade e com dignidade, com segurança económica e com oportunidades iguais.

Quatro objectivos estratégicos
Tendo em conta estes princípios, a OIT definiu quatro objetivos estratégicos que orientam atualmente a sua Acão:
* Promover e aplicar...
tracking img