Contabilidade e risco ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IX CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL 13 a 15 de agosto de 2003 – Gramado – RS

CONTABILIDADE AMBIENTAL

AFONSO RODRIGO DE DAVID Contador – CRCRS 67.543 Av. Independência, 44, Bloco B - Ap. 1405 Porto Alegre – RS E-mail: afonsodavid@deloitte.com.br

CONTABILIDADE AMBIENTAL

Resumo Este artigo, procura discutir questões relacionadas a Contabilidade Ambiental, tais como definiçõespara expressões relativamente novas, como ativos ambientais, passivos ambientais, custos/despesas ambientais. Baseia-se em pesquisa bibliográfica realizada em revistas da área das ciências sociais, artigos disponibilizados na internet e livros que tratam entre outros assuntos de responsabilidade social, balanço social e cidadania empresarial. Começa o presente artigo tratando das questões dainteiração entre empresa e o ambiente externo. A seguir trata das relações da empresa com o meio-ambiente, procurando evidenciar quais seriam as formas de mensurar a responsabilidade ambiental da empresa. Na seqüência, o artigo enfoca definições para a contabilidade ambiental/balanço ambiental, visando montar uma estrutura para estes, dentro de procedimentos contábeis usuais. Por fim, são apresentados osmais recentes conceitos de custos/despesas ambientais, ativos ambientais, passivos ambientais, bem como quais as melhores formas de divulgar esta nova informação que se esta formando.

Introdução Vivemos em um tempo de acirrada competição, onde a informação e principalmente o conhecimento são matrizes da sustentabilidade econômica das empresas. Estas em decorrência da já mencionada competição,buscam dia após dia, desenvolver novas ferramentas de mensuração que permitam não apenas melhor vislumbrar o ambiente (concorrência) externo de seus negócios, mas também e principalmente seu ambiente interno.

Frente a esta realidade, e atendendo a apelos sociais, as empresas também intensificam sua preocupação com o fator ambiental. É neste contexto que a contabilidade se encontra, e precisadesenvolver mecanismos de controle e mensuração da relação da empresa com o meio ambiente. Pretende este artigo discutir a respeito de alguns conceitos que estão se formando a respeito da chamada Contabilidade Ambiental.

A relação da empresa com o ambiente externo Antes que se defina a Contabilidade Ambiental, é preciso melhor entender a relação da empresa com a sociedade global e local. Sá (2000) destacaque “a responsabilidade da empresa perante o ambiente que a encerra tem, cada vez mais, sido objeto de estudos, tanto na prática, como na teoria. Continua o autor, afirmando que “as doutrinas patrimonialistas de

Masi, a metodologia expositiva da teoria contábil dos grandes autores europeus, desde o século passado, são eminentemente de uma visão que tende a observar as influências dos fatos dariqueza perante o ambiente externo”. A sociedade civil está percebendo o quão necessário é conviver em um plano de respeito e igualdade, não apenas entre as pessoas, mas também com o planeta, que é “nossa habitação cósmica”.

É preciso que haja uma convivência eficaz útil e sustentável entre o capital e a natureza, e é esta a concepção que vem ganhando força. Esta convivência não se restringeapenas a natureza, pois como dizem, “Por que cuidar do meio-ambiente, se podemos cuidar do ambiente inteiro?”. A frase em tom de bom humor, tem um significado muito forte e sério. Refere-se ela a questão da interação da empresa com uma sociedade cheia de injustiças, que são em sua maior parte hereditárias.

Uma dúvida que emerge é a questão de até que ponto deve ser a interação da empresa e asociedade. Com relação ao meio ambiente poderíamos dizer que a empresa é responsável por aquilo que consome, devendo então repor ao “meio-ambiente” tudo aquilo que dele retirou. Mas como repor ao meio ambiente o estrago causado pela exploração de uma mina de carvão? A resposta poderia estar no simples fato de que a empresa já está devolvendo a sociedade, pois gerou renda e produtos que são necessários...
tracking img