Aula tema 4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula-tema 04:
O caminho da sustentabilidade: dimensões e indicadores
1. Resumo
Para alcançar resultados sustentáveis, cada dimensão da sustentabilidade deve receber a mesma atenção, embora cada uma seja examinada separadamente. A dimensão econômica está relacionada à alocação e à gestão mais eficiente de recursos e ao fluxo regular do investimento público e privado, mantendo a competitividadeno mercado. A dimensão social tem como preocupação principal o bem-estar humano e a qualidade de vida, com distribuição igualitária de renda na sociedade, melhorando as condições de vida da população, inclusive a dimensão cultural. A dimensão ambiental representa a preocupação com os impactos das ações humanas sobre o meio ambiente, sugerindo a adoção de práticas voltadas à conservação de energiae recursos naturais, à substituição de produtos não renováveis por renováveis e ao aumento da eficiência dos recursos utilizados.
Portanto, o conceito de desenvolvimento sustentável remete ao papel das empresas na melhoria das condições de vida da população e na redução dos problemas socioambientais. Surge, então, o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) ou ResponsabilidadeSocial Corporativa (RSC) como diferencial de participação no mercado. O conceito de RSE converge com o de cidadania empresarial, integrando as quatro faces de uma organização: econômica, legal, ética e filantrópica. Para ser considerada empresa-cidadã, uma organização deve ser lucrativa, respeitar as leis, apresentar comportamento ético, conforme padrões moralmente aceitos nas sociedades em que atua, epraticar filantropia, engajando-se de forma ativa em ações e programas voltados à melhoria da qualidade de vida. A RSE originou-se na filantropia, mas esses termos não são sinônimos; a filantropia está associada a ações isoladas, como no caso de doações, ao passo que a RSE aplica ações interligadas no planejamento e na cultura organizacional, envolvendo seus colaboradores.
O conceito de RSEabrange duas dimensões: 1) forma de gestão definida pela ética e transparência da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona; e 2) estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade. A RSE implica em investimento social privado, que é a aplicação voluntária de recursos de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais,ambientais e culturais. Difere-se da prática assistencialista ou de caridade, justamente por planejar, monitorar e avaliar projetos, preocupando-se com resultados, transformações, ascensão social e envolvimento da comunidade nas ações sociais.
Devido a desigualdades, necessidades sociais e impossibilidade do Estado brasileiro em atender a essas necessidades, desde os anos 1980, entidades como InstitutoBrasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase – http://www.ibase.br), Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife – http://www.gife.org.br), Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS – http://www.cebds.org.br) e Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (http://www.ethos.org.br) mobilizam o setor privado. O Ibase, criado em 1981, tendo o sociólogo Herbertde Souza, o Betinho, como um de seus fundadores, possui a missão de democratizar as informações acerca da realidade econômica, política e social no Brasil. O Gife foi fundado em 1989 e formalizado em 1995; sua missão é aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para a promoção do desenvolvimento sustentável. O CEBDS, criado em 1997, integra uma rede global de conselhosnacionais para disseminar uma nova forma de fazer negócios no mundo, por meio da avaliação do nível de envolvimento das empresas com o desenvolvimento sustentável, considerando as três dimensões da sustentabilidade. O Instituto Ethos, referência internacional, fundado em 1998, desenvolve parcerias no mundo para sistematizar conhecimentos, trocar experiências e desenvolver ferramentas que...
tracking img