Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.3 – Objetivo da auditoria

A Auditoria tem como objetivo verificar as demonstrações financeiras da empresas e assegurar que elas representem adequadamente a posição patrimonial, financeira, o resultado de suas operações e as origens de todos os recursos correspondentes aos períodos contábeis.
Para Attie (1998), o objetivo principal da auditoria pode ser descrito, em linhas gerais,como sendo o processo pelo qual o auditor se certifica da veracidade das demonstrações financeiras preparadas pela companhia auditada.
De acordo com os autores Franco e Marra (2001), a auditoria exerce uma ação preventiva, saneadora e moralizadora, para confirmar a veracidade dos registros e a confiabilidade dos comprovantes, com o fim de opinar sobre a adequação das situações e informaçõescontidas nas demonstrações contábeis, na salvaguarda dos direitos dos proprietários, dos financiadores do patrimônio, do próprio fisco e, até, da sociedade em geral.
A finalidade da auditoria é expressar uma opinião por meio do auditor, sobre as Demonstrações Contábeis, aumentando a credibilidade financeira perante futuros negócios. Sendo um importante instrumento de validação dasinformações contábeis, fiscais e gerenciais, tornando-a um eficiente indicador de gestão organizacional.
Portanto, a seleção e a extensão dos procedimentos de auditoria exigem o exercício do julgamento pessoal e profissional do auditor, que considerará todos os fatos relevantes quando tomar decisões, que variam de acordo com a complexidade dos problemas e pontos que mereçam atenção por parte do auditorna empresa em exame. De qualquer forma, os procedimentos são sobre a adequação das demonstrações financeiras com maior eficiência possível. A aplicação do conceito de relevância e a aceitação de certo grau de risco servem para maximizar a eficiência e melhorar a qualidade do trabalho, dirigindo a atenção do auditor para os aspectos mais importantes e vitais da empresa em exame, de acordo com Attie(1998).

1.4 – Evolução da auditoria

A contabilidade foi o primeiro sistema para o administrador em controlar o patrimônio, resumir, verificar, interpretar dados de natureza financeira, fornecendo assim informações necessárias em tomadas de decisão que com passar do tempo vem evoluindo, oferecendo uma melhor compreensão de suas práticas existentes para contadores, investidores,administradores, orientando o desenvolvimento de novas experiências e novos procedimentos, com isto na contabilidade surge novas áreas de atuação específica entre elas a Auditoria, área responsável pela confiabilidade e legalidade, realizando inspeções a fim de fiscalizar documentos, livros e registros, obtendo informações, internas e externas relacionadas com o controle do patrimônio, objetivandomensurar a exatidão as demonstrações contábeis.
Auditoria surge com a necessidade de confirmação da realidade econômica financeira do patrimônio das empresas, em virtude do crescimento de grandes organizações, advinda do desenvolvimento econômico que proporcionou aos empresários investir na participação em ações na Bolsa de Valores, na formação de capital em várias empresas, gerando crescentecomplexidade na administração dos negócios e de práticas financeiras como uma força para a crescente economia de mercado.
Visto que as auditorias provem da própria contabilidade com uma função que vem em excepcional desenvolvimento com diversos graus de especialização.
Attie (1998, p.28), mostra dados históricos referentes ao surgimento da auditoria:
DatasFatos
? Desconhecida a data de início da atividade de auditoria.
1314. Criação do cargo de auditor do Tesouro na Inglaterra.
1559. Sistematização e estabelecimento da auditoria
dos pagamentos a servidores públicos pela Rainha Elizabeth l.
1880 Criação...
tracking img