Aula tema 4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula-tema 4: Tecnologias - Reengenharia, Empowerment e Gestão e Organização Horizontal
Esta aula-tema baseia-se nos Capítulos VII, VIII e IX do livro-texto Tecnologias e ferramentas de gestão[1] (p. 117-158), que tratam da evolução e aplicação de ferramentas como reengenharia, empowerment e gestão e organização horizontal. Trataremos de questões voltadas à organização da estrutura gerencial eoperacional conforme um novo conceito de gestão que busca eficácia operacional. Discutiremos questões da reorganização dos procedimentos, dos processos e dos produtos na área operacional, além de questões na área de gestão de pessoas, como autonomia, autoridade, responsabilidade e comprometimento.
As tecnologias de gestão, até os anos 1980, visavam à redução de custo e ao aumento de produtividade.Havia, porém, grande dificuldade para reduzir custos, pois acreditava-se que não havia mais espaço para redução de custo e buscavam-se novas formas de gestão que auxiliassem nessa necessidade.
A década de 1980 ficou conhecida no mundo como a década perdida e foi nesse período que a indústria japonesa começou a se destacar com produtos de qualidade e baixo custo. Isso se tornou possível comferramentas como reengenharia (reinventando os processos), o empowerment (redefinindo as responsabilidades) e organização horizontal (estabelecendo uma nova dimensão da gestão).
Muitos trabalhos foram publicados nessa área, até que, em 1993, Hammer e Champy publicaram o livro Reengenharia – Revolucionando a empresa. Essa publicação, diferente de outras, trouxe a ideia da necessidade de reverconstantemente os processos organizacionais, por mais enxutos que fossem. Hammer e Champy focaram a melhoria dos processos e a consciência de que toda atividade desenvolvida nas organizações deve agregar valor para essas organizações.
Reengenharia vem de “reengenhar” ou reinventar, tornar a idealizar, tornar a criar. É a recriação da organização, repensando e inovando todos os seus processos e produtos, afim de torná-los mais eficientes e rentáveis. Ligada à administração de processos, ficou famosa nas décadas de 1980 e 1990 pelo enxugamento e redução de pessoal das fábricas. Mas em essência, como formulado por Hammer, a reengenharia propõe a melhoria no desempenho organizacional e o redesenho dos processos. Ou seja, é uma tecnologia de administração de processos que propõe que a empresa sejareinventada por meio da análise constante de processos e de sistemas de informação de apoio, em busca de melhorias no desempenho organizacional que resultem na satisfação do cliente.
Hoje, a reengenharia e todas as tecnologias organizacionais estão muito ligadas ao desenvolvimento dos sistemas de informação, como computadores, máquinas robotizadas e equipamentos inteligentes. Essa área trouxe muitosganhos para as organizações, tanto na redução de custos de produção como na rapidez do atendimento das demandas de produção.
Essa preocupação com uma gestão mais ágil e de baixo custo levou à necessidade de obter flexibilidade na organização, o que, por sua vez, originou a tecnologia do empowerment.
Empowermentpode ser traduzido como “empoderamento”. Essa ferramenta popularizou-se a partir dosanos 1980, quando as organizações começaram a utilizar o termo para definir uma nova maneira de organizar seus processos de produção: as células de trabalho. Trata-se de uma prática de delegação de autoridade, responsabilidade e autonomia a equipes e pessoas envolvidas nos processos, partindo do pressuposto de que cada funcionário deve conhecer as responsabilidades dos demais e todos têmresponsabilidade sobre toda a célula.
Já a organização horizontal descreve uma instituição com estrutura enxuta, com reduzidos níveis hierárquicos, o que contribui para aproximar níveis institucionais (ligados ao comando da instituição) com os níveis operacionais (ligados à execução de processos).
Toda empresa possui uma organização formal e uma organização informal que estão inter-relacionadas. A...
tracking img