Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Faculdade Anhanguera de Joinville
Curso de Bacharel em Ciências Contábeis


TRABALHO DE AUDITORIA



Nome: Giseli Izidoro de Oliveira
RA: 9201585697
8ª Fase


Professor: Fernando
Disciplina: Auditoria

Joinville – 2013

1) O que é auditoria e quais as suas vantagens?
A origem da palavra auditoria vem do latim audire, como significadoprincipal é ouvir. Através dos ingleses o conceito foi ampliando e denominado como auditing, com intuito mais amplo no sentido de revisão, verificação. Na verdade de um modo geral a auditoria seja interna ou externa significa conferir, verificar e analisar os processos com o objetivo de demonstrar se o resultado é positivo ou compõem falhas. As principais vantagens são:
* Melhor segurança nos númerosapresentados;
* Desestímulo a fraudes;
* Maior segurança para investidores, menor custo capital;
* Melhores controles e operações mais eficientes.

2) Defina auditoria interna e externa. Cite o foco principal de cada uma.
A auditoria se divide em dois grupos: auditoria interna e externa.
A interna é conduzida por funcionário da própria empresa, na qual a auditoria é feita comoavaliações de desempenho, controles internos, qualidade de produtos e serviços. O foco principal seria assessorar a administração da empresa no trabalho de prevenção de fraudes e erros, esta por sua vez informa sempre por escrito de maneira reservada as irregularidades detectadas no decorrer do trabalho.
A externa é realizada por empresas apropriadas e confiáveis, uma vez que a principalfinalidade é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte de seus usuários. O foco principal da externa será o exame das DCs com evidenciação da situação da empresa auditada através do parecer.

3) Comente com exemplos as restrições da empresa de auditoria e de seus representantes legais.
As empresas de auditorias não podem prestar serviço a um mesmo cliente, tanto pessoafísica quanto jurídica mais de 5 anos consecutivos, podendo ser recontratada com um intervalo mínimo de 3 anos. Também são vedados ao auditor independente: prestar serviço de consultoria que possa caracterizar a perda da sua objetividade e independência. Quanto as restrições dos auditores designados ao serviço no cliente; não podem os auditores que possuem vinculo conjugal, parentesco consanguíneo ouafinidades, com administradores, acionistas, sócios ou com empregados. Também são consideradas restrições: participação direta ou indireta como acionista ou sócio, interesse financeiro, enfim, qualquer outra situação de conflito de interesses no exercício da auditoria.

4) Comente as responsabilidades tanto do auditor quanto do cliente da auditoria.
A responsabilidade do auditor tanto quantoa do cliente é necessária para que o trabalho seja efetuado da melhor forma, e o resultado não venha a ser comprometido. O auditor independente precisa estar de acordo com as diversas normas em relação ao seu trabalho. Seguem algumas normas importantes: primeiro passo ter registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), deve guardar a documentação (pareceres e papéis de trabalho) pelo prazo de 5anos, e também deve ser mantido em local seguro e sigiloso. Em questão da Responsabilidade compartilhada, o auditor registrado na CVM deverá se submeter a cada 4 anos a uma revisão externa realizada por outro auditor registrado na CVM afim de avaliar sua estrutura compatível com o trabalho que vem sendo desenvolvido.
Quanto ao cliente auditado, as responsabilidades também são rigorosas, uma vezque toda a documentação analisada é do cliente auditada e as informações nela descritas são totalmente da empresa. O cliente deve repassar toda a documentação necessária para que o trabalho do auditor não seja prejudicado.

5) Cite e comente cinco atribuições da CVM.
As cinco atribuições escolhidas são:
1. Assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de...
tracking img