O positivism

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO: AUGUSTO COMTE

Rosemary Dias Ribeiro Rodrigues1

RESUMO

Desenvolveu o Positivismo corrente sociológico, é um dos fundadores da sociologia. Comte, como pai da sociologia positivista adquiriu conhecimento dedicando ao estudo científico das sociedades, deu suporte ao homem a trilhar o caminho para o encontro da organização social e política. Caracterizou associedades, como constantes evoluções sociais. Desta idéia deriva a frase em nossa bandeira brasileira “Ordem e Progresso”. Palavras-Chave: Positivismo. Sociologia. Estudo científico.

INTRODUÇÃO

O Positivismo inicia-se com análise na segunda metade do séc.XIX. Essa palavra no pensamento, Comte, seria a perspectiva filosófica baseada em conhecimentos do mundo físico e humano. Procurando também aexplicação na filosofia ao método científico, que seria pesquisas realizadas. Augusto Comte, que viria a ser o pensador mais importante na história da filosofia positivista, contribuiu para o avanço na compreensão das ciências e, especial das ciências políticas, onde também é considerado o pai da sociologia.
A idéia do positivismo brotou aqui e ali. Chispas isoladas de luz, perdidas na densaneblina da noite medieval, alçam-se e se unem até formar um foco que é um completo sistema de idéias. O espírito positivo de Comte é um produto genuíno do ambiente científico que despertou sua inteligência. 2 Acadêmica do 2º Período do Curso de Direito da Faculdade Atenas – Paracatu-MG. Disciplina Sociologia Jurídica. Professor: Mestre Marcos Spagnuolo Souza. 2 WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre.. Acessoem: 23 de set. de 2007.
1

2

Em decorrente de uma lei de sucessão alternativa de fases orgânicas e fases críticas. Comte se interessou tanto, que ate chegou a dar idéia na reorganização social naquela época, em uma nova estrutura administrativa das grandes indústrias que então logo ele sugeria que deveriam ser administradas por homens de grande saber intelectual, para alçar um bomresultado. E inegavelmente inteligência desse francês, na sistematização do pensamento positivista, especialmente pelas suas obras publicadas. Para esse pensador Augusto Comte “O Espírito humano deve contentar-se com o mundo já dado e se ater do campo da experiência”. Comte, ao considerar a sociologia como ciência positiva, admitiu a existência de certas constantes regularidades nos fatos sócias, quepermitiam a indução de leis objetivas e válidas como as da física.

1 A LEI DOS TRÊS ESTADOS

A Lei dos três estados ou estágios, que todo conhecimento e cultura já passaram por esse momento, estado teológico, estado metafísico e o estado positivo ou científico. Fazendo uma pequena observação nas divisões dos três estados, o homem recorria às entidades abstratas na fé, olhando a primeira e asegunda e a última o positivo, seria então no conhecimento e explicação de acordo com a mútua compreensão, da causalidade, mediante a constatação da realidade. Que, no entanto formam um conjunto de idéias, opiniões com valores diferenciados. A reforma social foi concebida mediante três princípios que harmonizam em um laço de complementaridade: “O Amor por princípio, a ordem por base e o progresso porfim”.Tudo baseado dentro do positivismo de Augusto Comte.

3

2 O POSITIVISMO NO BRASIL

Teve influência profunda nos eventos que levaram à Proclamação da República no Brasil. Podemos ver na nossa bandeira brasileira, o reflexo do positivismo, onde procura ao mesmo tempo impor a Ordem e Progresso, em letras bem visíveis. No Brasil, teve dois tipos de positivismo; Um positivismo ortodoxo, combase nas religiões da humanidade e o outro era Positivismo heterodoxo, que seria mais próximo ao estudo de Augusto Comte, que estaria a criar a disciplina da sociologia. O Positivismo foi criticado pela tradição sociológica marxista, notavelmente pela Escola de Frankfurt.

3 A VISÃO COMTE,VOLTADA PARA A EVOLUÇÃO DO SABER

Para Comte, a evolução do saber não era harmônica, mas desigual. Quem...
tracking img