Atps quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 3 - Passo 1

Pesquisar como é realizada a obtenção do cloreto de sódio (sal de cozinho) a partir da água do mar e sua utilização como matéria-prima em processo produtivo (indústrias).

A água é retirada do mar ou de lagoas litorâneas e é levada para tanques de evaporação que ligados por comportas ocupam uma área igual a cerca de dez campos de futebol com profundidade de apenas vintecentímetros. Conforme o líquido seca, a concentração dos elementos sólidos aumenta. Quando eles ocupam 17% do volume da água, os compostos de cálcio presentes no caldo oceânico concentram-se no fundo e separam-se da mistura.
A água densa é chamada de salmoura e cai nos quadros de cristalização, tanques com dezenas de metros quadrados e dois centímetros de profundidade. A evaporação segue até queo nível de elementos sólidos chegue a 25%.Daí, a concentração de cloreto de sódio - o sal de cozinha - atinge seu valor máximo, e pode seguir dois caminhos:
Sal grosso: a salmoura continua secando sob o sol até que todo o cloreto de sódio se aglutine na forma de cristais. Depois, as pedrinhas salgadas, com até 3 centímetros de diâmetro, são retiradas por trabalhadores com rodos ou máquinas. Aágua que sobra é descartada por comportas que se localizam nas laterais dos quadros de cristalização;
Sal de cozinha: a salmoura é retirada dos quadros de cristalização pouco antes da formação dos cristais e passa por filtros para eliminar impurezas, é bombeada para aquecedores onde a mistura chega a 120º C, e segue evaporando em câmaras à vácuo. Nesses aparelhos a salmoura é submetida a umapressão controlada para gerar cristais minúsculos, bem menores que os do sal grosso.
Mesmo prontos os cristais de sal refinado ainda contêm água. A parte sólida continua a se separar do líquido em centrífugas, que lembram máquinas de lavar: dentro de um cilindro que gira em alta velocidade, a água escorre para o fundo, enquanto o sal se deposita nas laterais. Mesmo após a centrifugação, o sal aindacarrega uma leve umidade. Por isso, a mistura é posta em fornos especiais, aquecidos a 200 ºC, que secam e esterilizam o produto antes de ele ser embalado.
Para cada tonelada de sal produzida, utiliza-se aproximadamente 45m³ de água do mar que foi inicialmente bombeada.

Etapa 3 – Passo 2

Descreva quais são os principais produtores do sal de cozinha no Brasil.

No Brasil, os principaisestados produtores são o Rio Grande do Norte, no chamado Pólo Costa Branca; e o Rio de Janeiro, na chamada Região dos Lagos. Nestes estados o sal marinho é obtido através do bombeamento da água do mar para salinas formadas por tanques de evaporação a céu aberto. Depois que a água evapora, o sal que resta no fundo é raspado, empilhado e conduzido às refinarias.

Etapa 4 - Passo 3
A partir dapesquisa realizada no passo 1 responda:
a- O nome e a fórmula de 5 substâncias que podem ser produzidas a partir do cloreto de sódio extraído da água do mar.

Brometo de Sodio-NaBr
Hipoclorito de Sodio-NaClo
Fluoreto de Sodio- NaF
Iodeto de Sodio-Nal
Sulfeto de Sodio- Na2S

b- Quais indústrias utilizam matérias-primas obtidas a partir do cloreto de sódio.
R: Na fabricação de vidro,industria têxtil, papel, detergente, sabão, etc.

Etapa 4 - Passo 4
Ler o capítulo 4 do PLT (compostos iônicos páginas 63-70) e responda as questões a seguir:
a- Explique por que o cloreto de sódio é um composto iônico.

R: O átomo de sódio (Na) não é estável, pois apresenta 1 elétron livre na camada de valência, a estabilidade só será atingida se ele perder um elétron, o que daráorigem ao cátion Na+. O átomo de cloro (Cl-) por sua vez também não é estável, pelos mesmos motivos que o Na, e atingirá a estabilidade somente se ganhar um elétron, esse átomo dá origem ao íon Cl-. 

Se os íons já estão formados e eletronicamente estáveis, haverá assim uma interação eletrostática, mais conhecida como ligação iônica. Esse fenômeno químico acontece graças à regra: cargas com...
tracking img