Atps quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS de Quimíca – Etapas 3 e 4

Etapa 3: O modelo de ligações metálicas

Passo 1 (Equipe)

Ler o modelo de ligação metálica, capítulo 4 PLT (p.99-104) e responda as questões abaixo:
- Descreva 5 características dos metais.
R: Temos os cincos seguintes características dos metais, são elas, Condutibilidade (térmica, elétrica), ductibilidade (capacidade de ser transformada em fios),maleabilidade (ser maleável, e ter a capacidade de ser transformado em uma lâmina), elasticidade (ser esticado e voltar ao normal), tenacidade (resistência à tração).
- Explique como ocorre a ligação metálica.
R: Os metais são formados por um grupo de íons cátions mergulhados em um mar de elétrons. A movimentação dos elétrons livres podem notar a condutividade elétrica e térmica característica dosmetais. Um exemplo que pode ser dado é um aquecimento de uma barra de metal, promove a agitação entre os átomos que as formam, fazendo com que os elétrons aumentem suas oscilações e a energia se propague aos átomos mais internos. Isso acontece porque os elétrons livres se chocam com os átomos mais rápidos e aceleram os mais lentos, servindo como meio de propagação de calor. Assim a ligação metálicanão tem representação eletrônica. Por isso, os metais são representados por seus símbolos.
- Defina o que é uma liga metálica e cite o nome e a composição de 3 ligas metálicas importantes para a indústria.
R: A liga metálica consiste num sólido ou líquido metálico formado por mistura de dois ou mais elementos. Devido ao efeito de liga, as características da liga metálica resultante são geralmentemelhoradas em relação às características dos metais puros. A seguir as três ligas metálicas usadas em indústrias, o Aço – Composição: ferro e carbono, o Aço inoxidável – Composição: ferro, carbono, níquel e crômio, e a Solda – Composição: chumbo e estanho.

- Passo 2

Leitura do texto: “A obtenção do ferro e a produção do aço”.

Assistir o vídeo: “Funcionamento do alto forno e obtenção doferro gusa”.


- Passo 3

Texto sobre como é produzido o ferro.

Com o minério que é encontrado na terra e nas rochas se inicia a produção do ferro. Com um dos principais minérios que se chama hematita. E com a hematita existe o ferro, que é uma das várias substâncias que a compõem. Separando o ferro dos demais componentes ele é colocado em fornos de grande calor sendo derretido. Depois dederretido ele é colocado em formas e resfriados até adquirir a sua forma ideal. Até quando esfria e fica na forma normal que vemos no estado sólido.
O calcário é adicionado ao minério de ferro para retirar as impurezas, pois quando aquecido no forno, ele libera cal e gás carbônico. Ainda pode conter impurezas como matéria orgânica, silicatos, fosfatos, sulfetos, sulfatos, óxidos e outros. O nomecalcário é empregado para caracterizar um grupo de rochas com mais 50% de carbonatos. A cal é o resultado da calcinação de rochas calcárias quando aquecidas em fornos a temperaturas superiores a 725ºC. A qualidade comercial de uma cal depende das propriedades químicas do calcário e da qualidade da queima. Têm seu maior emprego na construção civil como aglomerante, dando-se preferência às calesmagnesianas ou dolomíticas. Os cales cálcicos destinam-se preferencialmente às indústrias químicas. Segundo pesquisas o gasto em energia vai depender da capacidade calorífica do carvão, que é bastante variável. Um alto-forno, consome uma tonelada de carvão mineral, para cada tonelada de ferro fundido produzida. E com o carvão é empregada tanto como combustível quanto como redutor de óxidos de ferroassim o carvão é um material sólido, poroso, de fácil combustão e capaz de gerar grandes quantidades de calor.

Passo 5

- A partir de quais minérios pode ser extraído o cobre.

R: Do cobre pode ser extraído até mais de dez minérios, mais o principal que pode ser obtido é a calcopirita. Outros nomes relacionados e também encontrados no cobre são os seguintes, a calcosita, a cuprita e a...
tracking img