Atps- projeto multidisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

PROJETO MULTIDISCIPLINAR II

Campo Grande-MS, Setembro de 2012.

Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

Acadêmicos/RAs:

ATPS da Disciplina PROJETO MULTIDISCIPLINAR II, ministrado pela professora tutora à distância Maria Cláudia Tiveron Leme da Costa e professora tutora presencial, do Curso dePedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.

Campo Grande-MS, Setembro de 2012.
A Importância do brincar

Na antiguidade as crianças participavam de brincadeiras para se aproximar afetivamente de seus familiares. Essas brincadeiras eram vistas apenas como método de divertimento. Então houve uma necessidade de repensar sobre esses jogos, como elaborar propostas ao bem comum, a moral e asaúde e o desenvolvimento das crianças, e a partir desse novo olhar a brincadeira deixou de ser apenas atividades lúdicas, e passou a ser valorizada no campo educacional.
Froebel foi o primeiro educador a valorizar o brinquedo ele fundamenta que as atividades lúdicas contribuem de uma forma positiva para a educação, porque é através do jogo, que ira promover a socialização e a auto-expressão que éindispensável para o desenvolvimento e criatividade da criança, sendo a melhor forma de conduzir as crianças através do método lúdico, os jogos são excelentes estímulos da imaginação, pois o brincar e uma das atividades fundamentais para desenvolver a comunicação por meio de gestos, sons e atenção e ajudam na evolução de alguns aspectos importantes: atenção, coordenação motora, memória e tambémaprender a interagir socialmente. De acordo com Froebel:
A educação mais eficiente é aquela que proporciona atividade, auto-expressão e participação social às crianças. A melhor forma de conduzir a criança à atividade, à auto-expressão e à socialização seria por meio dos jogos. (FROEBEL apud ALMEIDA, 2003, p.23)
Froebel acompanhou com outros pensadores o desenvolvimento das crianças da sua fase deformação que é como uma planta que necessita de cuidados para que cresçam de maneira saudável, essas técnicas são utilizadas até hoje na Educação Infantil. As brincadeiras com as crianças e uma forma de aprender, pois é os primeiros passos para o caminho da aprendizagem, mostra as crianças a lidar com varias situações como ganhar ou perder e expressando a sua personalidade e sentimentos.
O brincartambém é cultura, constitui um saber de um conjunto de praticas partilhado pelas crianças e compõe uma diversidade e uma universalidade a partir das experiências no grupo social ao qual pertencem, por isso é preciso reconhecero brincar como um direito das crianças, isso porque o processo do brincar referencia-se naquilo que as crianças conhecem e vivenciam. Com base em suas experiências, ascrianças reelaboram e reinterpretam situações de sua vida cotidiana e as referencias de seu contexto sociocultural, combinando e criando outras realidades.
O brincar na Educação é uma atividade social relevante, cujas ações e imaginações possibilitam oportunidades singulares para as crianças. Só se vive a infância na sua plenitude uma única vez na vida. Portanto as atividades que privilegiam o brincarconstituem possibilidades reais para a criança desenvolve sua capacidade imaginativa, que se constitui em função interpretativa e compreensiva da realidade.

Atividades Lúdicas Educação Infantil (0 a 5 anos)

Dança das Cadeiras:

Material necessário: Cadeiras a menos que o número de pessoas e uma música animada;
Regras do jogo: Coloque uma música animada, as crianças andam dançando ao redordas cadeiras,quando a música parar elas devem correr e tentar sentar,quem não conseguir, sai da brincadeira.
Contribuições para o âmbito educacional: Desenvolver atenção e a coordenação motora.

Elefantinho Colorido:

Material necessário: Objeto azul, vermelho, verde, amarelo... Qualquer objeto com essas cores se transforma em pique.
Regras do jogo: Uma criança é escolhida para...
tracking img