Atps estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

A T P S
ESTATÍSTICA







ESTATÍSTICA

Resumo
Este trabalho tem como objetivo o estudo e utilização da Estatística na gestão das empresas, através de processos, métodos e técnicas utilizados para descrever uma determinada situação representada por dados numéricos, cuja organização, representará um melhor entendimento e conhecimento do fenômeno mostrado. A competição acirradaentre as empresas e a significativa abertura da economia fez com que a estatística empresarial ganhasse fundamental importância. As empresas precisam manter-se competitivas, sendo necessário tomar decisões acertadas, com o menor risco possível e com maior rentabilidade. Nesse contexto, a estatística pode contribuir de forma ímpar no processo de decisão.

Introdução
A Estatística é uma parte damatemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos nas tomadas de decisões. A Estatística utiliza-se de probabilidades para aplicar a freqüência de eventos, porém seu objetivo é a produção da melhor informação possível, através de dados e informações coletadas.

O que é Estatística?
Estatística é umconjunto de métodos usados para se analisar dados. Em uma definição mais complexa, a Estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados, preocupando-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação das amostras, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes de onde essas amostras foram retiradas, para melhor compreender assituações. A Estatística pode ser aplicada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano e em algumas áreas recebe um nome especial como o caso da Bioestatística, que trata de aplicações da Estatística no campo das Ciências Biológicas e da Saúde.

Aplicação da Estatística nas Empresas e Organizações
A Estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas doconhecimento humano. Podem fazer análises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo ou cientista político. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para a otimização de recursos econômicos, aumento da qualidade e produtividade, analise de decisões políticas e judiciais e tantas outras, tendo sempre porobjetivo, fornecer métodos e técnicas para que se possa, racionalmente, lidar com situações de incertezas.
Os programas de qualidade adotados nas organizações dependem em grande parte de modelos estatísticos. A implantação de um programa de qualidade pode eliminar desperdícios, reduzir os índices de defeitos, diminuírem as constantes inspeções e aumentar a satisfação do consumidor final. As técnicas decontrole antigas como a inspeção de qualidade no produto acabado, vão sendo deixadas de lado e passa a ser substituída pelo conceito de prevenção, baseado no controle do processo produtivo através da Estatística.
No mundo atual, as empresas são as vigas-mestras da Economia. A direção de uma empresa, de qualquer tipo, incluindo as estatais e governamentais, exige de seu gestor a tarefa de tomardecisões, e o conhecimento e uso da Estatística facilitarão seu trabalho de organizar, dirigir e controlar a Organização.
Por meio de coleta de dados, podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas e seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto,médio ou longo prazo.
A Estatística ajudará em tal trabalho, como também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento e na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas.
As informações estatísticas por serem eficazes, específicas e concisas podem mostrar os pontos fortes e aqueles que...
tracking img