Atps eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS Eletricidade e Eletrônica



Jundiaí
2012

ETAPA 1

Passo 2

Texto 1 – Definição de Corrente Elétrica

Corrente Elétrica

Um circuito elétrico ou rede elétrica,é uma coleção de elementos elétricos interconectados de maneira especifica.
A corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica, ou também, é o deslocamento de cargas dentro de umcondutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela ação de um campo elétrico ou outros meios (reação química, atrito, luz, etc.).
Estamos familiarizado com a força de atração gravitacional entre corpos, que é responsável por nos mantermos na terra e é a razão pela qual uma maçã, ao se desprender de umaarvore cai ao chão, em vez de subir voando para o céu. Existem corpos, contudo, que se atraem mutuamente por forças muito fora da proporção de suas massas. Tais forças podem repelir, assim como atrais, e, visivelmente, são forças gravitacionais.
Explicamos essas forças afirmando que elas são de natureza elétrica e aparecem pela presença de cargas elétricas. A existência de ambas as forças, atração erepulsão, é justificada por dois tipos de cargas, positivas e negativas; cargas diferentes se atraem e iguais se repelem.
Sabemos , de acordo com a teoria moderna, que a matéria é feita de átomos, que são compostos de partículas fundamentais. As mais importantes dessas partículas são os prótons (carga positiva) e os nêutrons (sem presença de carga), localizados no núcleo do átomo, e os elétron(cargas negativas), que descrevem uma orbita sobre o núcleo. Normalmente, o átomo é eletricamente neutro, as cargas negativas dos elétrons contrabalançam as cargas positivas dos prótons. Partículas podem tornar-se positivamente carregadas se perderem elétrons para outras partículas, e se tornarão negativas se ganharem elétrons de outras partículas.
Corpos que possuem partículas eletrizadas sãodenominados condutores, pois essa característica permite estabelecer uma corrente elétrica em seu interior.
Nos metais existe grande quantidade de elétrons livres, em movimento desordenado. Quando se cria, um campo elétrico  no interior de um corpo metálico, esses movimentos passam a ser ordenados no sentido oposto ao do vetor campo elétrico, constituindo a corrente elétrica; aqui a corrente éconstituída só pelo movimento dos elétrons.
Nos condutores líquidos a corrente elétrica é constituída pelo movimento de cargas positivas e negativas, (cátions e ânions).
Nos condutores gasosos a corrente elétrica é constituída pelo movimento de cátions e ânions. Isto ocorre nas lâmpadas fluorescentes a vapor de sódio ou de mercúrio. 
O sentido convencional da corrente coincide com o sentido demovimentação das cargas elétricas positivas, que é contrário ao movimento dos elétrons. 
A intensidade da corrente é dada pela quantidade de carga elétrica por unidade de tempo. 

I=QT

Texto 2 – Definição de Diferença de Potencial

Diferença de Potencial

A diferença de potencial  também denominada de tensão elétrica (V) é uma grandeza física que esta intimamente ligada ao conceitode corrente elétrica.
Corrente elétrica por sua vez, é o fluxo ou movimento de partículas carregadas em um condutor de forma ordenada. Porém para existir corrente elétrica entre dois pontos deve-se haver uma diferença de potencial elétrica entre os mesmos dois pontos.
Todo corpo que está eletrizado, recebeu ou cedeu elétrons. O corpo que recebeu elétrons fica carregado negativamente, já o corpo que cedeuelétrons ou perdeu fica carregado positivamente, pois o mesmo tem falta de elétrons. Portanto esse desequilíbrio de cargas entre dois corpos revela que ambos têm um potencial elétrico diferente, ou seja, existe uma diferença de potencial elétrica.
A diferença de potencial é igual ao trabalho que deve ser feito, por unidade de carga contra um campo elétrico para se movimentar uma carga...
tracking img