Atps eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
atps de
eletricidade aplicada




ETAPA 1
Aula-tema: Indutores.
Esta atividade, a ser realizada em grupo, é importante para que você possa aplicar o conhecimento adquirido em aulas teóricas da disciplina, bem como, consultando seu livro texto (PLT) ao final dessa etapa você, aluno, deverá estar apto a conhecer os princípios da Lei de Faraday e da Lei de Lenz, a fim decompreender o funcionamento dos indutores. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 - Assista o vídeo no YouTube, moderno site de divulgação de conteúdos da Internet, denominado “Mago da Física - Freio Eletromagnético (Leis de Faraday e Lenz)”, que aborda de forma criativa os conceitos a serem reafirmados nesse passo. Busque esse vídeo usando os mecanismos debusca do site YouTube ou mesmo Google.

Passo 2 - Faça um resumo sobre o princípio físico apresentado através deste experimento conduzido no vídeo. Este resumo será utilizado no passo 4, portanto o padrão do resumo deverá seguir os seguintes critérios, além de ser feito na formatação da ABNT:

Introdução Teórica

A Lei de Faraday

A lei de Indução de Faraday (1791 – 1867) descobriu em1830, que uma força eletromotriz e uma corrente são induzidas em uma espira, em um circuito fechado, conforme um campo magnético se aproxima, maior será a força eletromotriz e a corrente.
E que a quantidade de campo magnético pode ser visualizada em termos das linhas de campo magnético que atravessam a espira, e é representado e simplificado pela equação 1 e figura 1.




(a)(b)
Figura 1. (a)Linhas de campo magnetico, (b) indução em uma espira (bobina) (WIKIPEDIA, 2011) e (BRASIL ESCOLA, 2011).
A Lei de Lenz

Logo após fazer sua descoberta, o físico russo Heinrich E. Lenz (1804-1865) em 1834 descobri a Lei de Lenz, acrescentando o sinal de negativo na fórmula 1, obtendo-se a formula 2, ou seja, uma força eletromotriz contrária, e que determina o sentido dacorrente que está sendo induzida em uma espira, com forme é mostrado na figura 2.



Figura 2. Aproximação e afastamento de um imã próximo de uma espira (BRASIL ESCOLA, 2011).

E segundo a lei de Lenz, a corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem, ou seja, a forçaeletromotriz tem o mesmo sentido do campo magnético, mas a força contra-eletromotriz tem um sentidooposto ao fluxo magnético que lhe deu a origem, como demonstrado na figura 2.

* Afastamento (diminuição do fluxo magnético): sentido horário.
* Aproximação (aumento do fluxo magnético): sentido anti-horário.
* Com a variaçao do fluxo magnético, mesmo constante, gera uma corrente elétrica, intensa ou não, depende-se do campo que se forma na espira circular (WIKIPEDIA, 2011).2. Descrição
Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em:<http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

1. Descrição do experimento

No experimento assistido e intitulado de “Mago da Física”, executado pelo Prof. Amadeu Albino, sendo o principal objetivo de comprovar as leis de Faraday eLenz. E para o mesmo ser realizado é necessário dos seguintes materiais:

* Tubo de cobre (oco);
* Tubo de acrílico (oco);
* Imã cilíndrico com diâmetro externo um pouco menor que o diâmetro interno dos tubos (para que se possa passa-lo por entre o tubo);
* Peça metálica não magnética de mesmo formato e dimensões que o imã;
* Prego de aço;

Introdução

Aexperiência realizada pode demonstrar com clareza, o que Faraday e Lenz comprovaram em suas leis.
O experimento mostra um primeiro tubo de acrílico que não tem nenhuma capacidade de conduzir corrente, portanto quando o imã é solto dentro dele, ele cai em queda livre, pois não há nenhuma força contrária.
Já no o tubo de cobre, sendo que o cobre (Cu) é um metal paramagnético, ou seja, que não é...
tracking img