Atps de fundamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS DAS POLÍTCAS SOCIAIS





ANA CRISTINA A. DE SOUSA DIVINO 1099443355
EDVIRGES M. DE ARAÚJO CARLOS 3333540474
FÁTIMA D. TOMASI GOMES 1099444954
JOSILEIDE MARIA DOS SANTOS 2330448955
LUCINDA MÍSSIO2304316723
SILENE DA SILVA SANTOS 2321391866








ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA





Campinas
2012

ANA CRISTINA A. DE SOUSA DIVINO 1099443355
EDVIRGES M. DE ARAÚJO CARLOS 3333540474
FÁTIMA D. TOMASI GOMES 1099444954
JOSILEIDE MARIA DOS SANTOS 2330448955
LUCINDAMÍSSIO 2304316723
SILENE DA SILVA SANTOS 2321391866






ATPS - ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA















Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos das Políticas Sociais do curso de Serviço Social da Faculdade Anhanguera Educacional Uniderp Polo IV como requisito parcial de avaliação da disciplina, soborientação da tutora à distância Prof.ª Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia e Prof.ª Neide Machado Da Silva Gimenes e a tutora presencial Prof.ª Eliete Lobo.







Campinas
2012

INTRODUÇÃO


O trabalho acadêmico tem como objetivo realizar um mapeamento da diversidade da distribuição das organizações sociais no Brasil, por grandes regiões e por estados, comparando esses dados comoutros sobre desequilíbrios regionais e desigualdades sociais.
Com isso, busca-se identificar tipos de correspondência entre os indicadores do potencial de organização social em nosso contexto e os referentes aos desequilíbrios econômicos e desigualdades sociais.
A questão básica que se coloca é se haveria uma relação entre padrões mais elevados de organização social com desequilíbrioseconômicos menos expressivos e com bons indicadores sociais.
Na sua grande maioria, os direitos sociais dependem de uma atuação do Estado, razão pela qual grande parte dessas normas é de eficácia limitada. Ainda, valem como pressupostos do gozo dos direitos individuais na medida em que cria condições materiais mais propícias ao aferimento da igualdade real, o que, por sua vez, proporcionacondição mais compatível com o exercício efetivo da liberdade.
Assim entendemos que a dignidade da pessoa humana é um veiculo, entre um e outro valor, que todo o ser humano é uma pessoa, dotada de personalidade e com direitos e deveres, como um membro da sociedade a qual esta inserida, portanto é merecedor de uma existência humana, e não sub-humana.













Serviço Sociale Política Social

Pensar as políticas sociais de um modo geral e de modo particular, a política de assistência social na realidade brasileira, supõe pensá-las no contexto das contradições da sociedade capitalista, que reside na produção coletiva de riqueza e sua apropriação privada. “Pois a política social é uma maneira de expressar as relações sociais cujas raízes se localizam no mundoda produção.”
O processo de acumulação capitalista produz o trabalhador disponível para o capital, uma população sempre maior do que as reais necessidades da acumulação. O resultado é a produção de uma classe trabalhadora diversificada na sua forma de inserção na produção, mas que tem em comum o fato de sua sobrevivência depender da venda da sua capacidade de trabalho, o que por sua vezdepende das demandas do capital. O resultado é a produção da pobreza, originada nos baixos salários dos que se encontram incluídos no mercado de trabalho formal e as mais diferentes situações de inclusão precária ou pouco durável para a grande parcela que não consegue existir para o capital.
Estas contradições estão na base da questão social e do surgimento das políticas sociais. A questão...
tracking img