Atps fundamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

Fundamentos Filosóficos da Educação


Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Filosóficos da educação”, sob orientação do professor-tutorà distância Claudia Maria de Souza OliveiraPINDAMONHANGABA
17 de Setembro 2012



Filosofia no Currículo Escolar.
A Filosofia se diferencia de qualquer outra disciplina, por na maioria das vezes ficarmos sem respostas exatas, isto é, sempre vai existir um talvez. Mas não significa que ela não tenha uma resposta, pelo contrário, possui várias; depende do ponto de vista de cadafilósofo,muitos deles entram em comum acordo somente quando se trata de resultados negativos. Compreender filosofia é não desistir de achar uma resposta mesmo que saibamos que as chances são poucas.
Uma de suas prioridades está voltada para os problemas de ética: o que é moral? Ou o que é imoral? Sempre vai se precisar de argumentos filosóficos para responder e defender qualquer uma dessas duasperguntas, por isso afirmamos, que a filosofia não é simplesmente uma invenção sem consenso, mas uma argumentação necessária.
Por na maioria das vezes não haver um consenso, pode-se encontrar dificuldades para confirmar a importância de seu valor cognitivo ou social, ou até mesmo de sua existência no currículo escolar. Muitas vezes a saída encontrada é estudar a historia da filosofia queé baseada em estudar pensamentos de determinados filósofos, devemos também usar a lógica como um instrumento nunca como um fim.
Para tentar resolver os problemas da filosofia os filósofos utilizam suas teorias. Os problemas podem ser reais ou ilusórios e as teorias mais ou menos plausíveis, ai entra a argumentação filosófica; mas é importante deixar claro para o estudante, de que filosofianão é apenas um conjunto de diferentes teorias, e sim que ele tem que aprender a defendê-las e argumentá-las, portanto, ele precisa aprender a filosofar. Precisa ter o conhecimento dos textos e gostar de leitura, ele não pode deixar que nossa cultura autoritária influencie em seus pensamentos, pois em uma cultura autoritária haverá a tendência de usar os filósofos como autoridades e assim teremosdificuldades em fazer uma crítica diante de uma idéia filosófica, o que não podemos é tirar o direito da argumentação e fazer exclusão de um ou de outro filósofo.
Ao estudar filosofia devemos estar abertos a todas as idéias e filósofos, somente após o conhecimento tomar partidos, é preciso conhecer muitas vezes a bibliografia para poder entender as razões e teorias de cada um.
Não se espera queum estudante se torne um filósofo; mas que ele compreenda as idéias e as defenda. Nem que tentem achar respostas as questões de ética ou universal, mas que ele admire um ou mais filósofo e se encontre em seus pensamentos, que queira e tente muitas vezes igualar-se a eles; isso é filosofar.

Educação do Século XXI
O que podemos perceber no vídeo é quer em alguns estados do Brasil o ensino émuito precário, vergonhoso, um absurdo sem condições nenhuma de ensino. Em Goiânia, por exemplo, os alunos e sujeitam a ter aulas em uma garagem, sala de aula escura, sem ventilação, um só banheiro disponível para alunos e professore. No Piauí, escolas sem teto ficando assim a própria sorte do clima, faltam livros e cadeiras.
Na Bahia também faltam cadeiras, escola em mal estado de conservação, massobram computadores encaixotados, por falta de uma sala de computação. Em São Paulo, não terminaram as obras a tempo e resultou em um ambiente, barulhento e cheio de pó. As crianças tendo aulas em meio a esse transtorno. Em relação ao texto sugerido, não poderia ter sido escolhido melhor. A sala de aula do futuro é tudo que esperamos para o futuro de nossas crianças. E que sorte teve essa...
tracking img