Ppi natura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO
CURSO SUPERIOR EM TECNÓLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS








Fabiana
Francisca Rizamar
Jéssica Regina
Laís
Leticia







PROJETO PROFISSIONAL INTEGRADOR (PPI)
ANÁLISE DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA NATURA
















São Paulo
2012


Fabiana Pereira
Francisca Rizamar Fernandes Miranda
JéssicaRegina Neris
Laís Santos Toledo
Leticia Santos Toledo









PROJETO PROFISSIONAL INTEGRADOR (PPI)
ANÁLISE DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA NATURA














Projeto Profissional Integrador (PPI) para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos apresentado ao Centro Universitário Ítalo Brasileiro, como partedos requisitos para obtenção do título de Tecnólogo, sob a orientação do Prof. Marcio Oda.





São Paulo
2012
Sumário

INTRODUÇÃO 7
CAPITULO 1. QUALIFICAÇÃO DA EMPRESA 8
1.1 Histórico 8
1.2 Contexto 10
1.3 Ramo de Atividade. 11
1.4 Negócios/ Produção 12

Capitulo 2. IDENTIFICAÇÃO DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS. 14
2.1 Identificação do Ambiente de Negócios 14
2.2 Participação daempresa no seu mercado de concorrência. 15

Capitulo 3. APRESENTAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA, IDENTIFICANDO ÁREAS E SUAS RESPECTIVAS FUNÇÕES 17
3.1 Dados sobre mão-de-obra 19
3.2 Regime de contratação 24

REFERÊNCIAS 25



INTRODUÇÃO


Este projeto tem como objetivo falar da história e da área de recursos humanos de uma empresa de origem brasileira, e com fortepresença na América Latina, do setor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, fundada em 1969, de uma cultura de valorização das relações, e com o desenvolvimento sustentável, biodiversidade botânica brasileira, no ano passado, destinou R$ 146,6 milhões e lançou 164 itens, atingindo um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados nos últimos 2 anos, de 64,8%.Possui operações na França, na Argentina, no Chile na Colômbia, no México e no peru. E por meio de distribuidores locais, possui ainda as casas natura concentradas principalmente no Estado de São Paulo, mas também com 15 outros espaços no exterior.
Com seu estilo de venda direta, a natura hoje possui 1.421 milhões de consultoras e consultores e mais de sete mil profissionaisdistribuídos na sede coorporativa localizada em Cajamar-SP.





























CAPITULO 1. QUALIFICAÇÃO DA EMPRESA


3 Histórico


Em 1969 começa, com a abertura de um laboratório e uma pequena loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo, por Luiz Seabra. Desde o início, suas ações têm sido movidas por duas paixões: pela cosmética – como instrumento depromoção do bem-estar e do autoconhecimento; e pelas relações humanas.


[pic]




A Natura adotou em 1974 um modelo de venda direta para a distribuição de seus produtos. Baseando-se na crença, na importância das relações e foi determinante para o crescimento da empresa. Com o tempo, dois novos diretores e sócios passaram a trabalhar ao lado de Seabra: Guilherme Peirão Leal e Pedro LuizBarreiros Passos, que ingressaram na Natura em 1979 e 1983, respectivamente, ajudando a consolidar os processos de gestão e de produção da empresa. Durante a década de 1980, a receita bruta cresceu mais de 30 vezes. Em 1983, a Natura foi uma das primeiras fabricantes brasileiras de cosméticos a introduzir o uso de produtos com refil, permitindo economia de custo para o consumidor, redução dodesperdício e ampliação da consciência ecológica.
Surgiu entre os anos de 1990 e 1992, a necessidade de expressar de maneira mais clara o jeito Natura de fazer negócios, o que foi sintetizado por meio de sua Missão, sua Razão de Ser e suas Crenças. Os conceitos que as expressam se refletem na criação de novos produtos, como o Chronos Gel, lançado em 1992, tratamento anti sinais com...
tracking img