E-learning

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O objetivo do presente trabalho é apresentar os conceitos, características, vantagens e desvantagens do E-Learning, como funciona, empresas que lucram com a ideia, casos de sucesso, entre muitas outras curiosidades a respeito do assunto.
O E-Learning é uma “ferramenta” de muito sucesso atualmente, imagine uma grande marca, onde essa marca tem distribuidores e vendedores espalhadospor todo Brasil, e a mesma lança um novo produto, como capacitar todos esses vendedores para a venda desse novo produto? Reunir todos os vendedores até a matriz da empresa para um treinamento seria muito gasto e de forma lenta, muitas das vezes até não produtiva, afinal, viagens e mais viagens deixa o processo um pouco cansativo. É um caso um pouco complicado não acha? Daí Surge o E-Learning.Origem

O E-Learning surgiu em 1990 e desde então vem amadurecendo com novas metodologias de ensino, novas tecnologias, o avanço da internet, redes sociais, tudo que engloba informação é uma porta de entrada para o E-Learning atualmente.
Seu surgimento se deu nos bastidores do mercado de tecnologia da informação, mais como um serviço adicional do que propriamente uma forma de ensino.
Quem nuncacomprou ou viu aqueles CD-ROM que viam em revistas com cursos, planilhas prontas, entre outras coisas? Pois é, foi mais ou menos dessa forma que o E-Learning começou a se expandir no Brasil, tudo era fabricado fora do nosso país e viam através desses CD’S e assim chegavam nas mãos dos consumidores e empresas.
Naquela época não havia instrutores nem recursos online como já se tem hoje, consumidoresque queriam aprender coisas novas em casa tinha que se virar com aquilo mesmo, já empresas muita das vezes ministravam cursos com o auxilio dos CD’S, apostilas e das próprias revistinhas. Claro que hoje é muito diferente, como já disse anteriormente com os novos recursos tecnológicos e novas metodologias de ensino, a forma de ensino foi crescendo gradativamente. Eis que estamos no ano de 2012 ejá podemos ver muitas empresas que usam o E-Learning como uma forma de capacitação de seus colaboradores e até mesmo empresas que lucram com essa forma de ensino. Isso nós iremos comentar no decorrer deste trabalho.
Conceitos e Definições

O conceito de E-Learning é simples, tecnicamente é o ensino realizado por meios eletrônicos. Segundo SORDI (2003) “Soluções para treinamento via Internet sãodenominadas E-Learning”. Ainda segundo SORDI (2003) podem ser definidas como “entrega de instrução e treinamento em sua totalidade ou em partes, utilizando meio eletrônico para promover comunicação e interação entre instrutor e treinando”.
Podemos compara-lo um pouco com a Educação a Distância (EAD) como uma forma de melhoria, afinal ela está um passo a frente, pode-se notar que o E-Learning fazmuito mais do que apenas educação e treinamento, pois permite que pessoas e organizações se reúnam com um custo mais baixo, independente do propósito, ás vezes eventos de marketing, negócios, independente de qual seja o motivo, há uma troca de conhecimento entre colaboradores e parceiros.
Outro conceito simples para entender o E-Learning segundo o site da Wikipédia é “o processo pelo qual oaluno aprende através de conteúdos colocados no computador e/ou Internet e em que o professor, se existir, está à distância, utilizando a Internet como meio de comunicação podendo existir sessões presenciais intermédias".
Vantagens e Desvantagens

Diante de tudo que já foi apresentado já se pode ter uma breve noção de quais seriam as vantagens e desvantagens de tanto as empresas como nós mesmosusarmos o E-Learning. Há muitas vantagens e desvantagens a serem citadas, mas dentre todas elas, reunimos as principais, que são:
Vantagens:
• Permite que o aluno aprenda no seu próprio ritmo, afinal o curso normalmente é disponível todos os dias 24h por dia.
• Pode ser acessado em qualquer lugar, que tenha acesso a internet.
• Para as empresas, o treinamento pode ser personalizado.
• Acaba...
tracking img