Atomo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Átomo
A ideia básica da formação de um átomo é:
O núcleo, e dentro do núcleo temos os prontons e os neutrons, e os eletrons, que ficam girando em volta do núcleo, dentro daeletrosfera ou orbita.
Átomo é a menor porção da meteria na teoria de Dalton, que explicava o modelo atómico vigente.
Na evolução do modelo atómico nós começamos a descobrir cargaseletricas, que seria o principio do modelo atómico de Thomson que é a descoberta dos eletrons, e depois de Thomson a descoberta de prontons, que são particulas positivas e neutrons.Dai vem a criação do modelo de átomo, criado por Rutherford;
-O modelo de Rutherford divide o átomo em 2 partes bem distintas, que seria;
Núcleo e eletrosfera (orbita).
Nucleo –É a parte central onde se encontra os, prontons (particulas positivas) e neutrons (não apresentão carga eletrica) Ao redor do nucleo, ficam girando os eletrons, dentro da chamada,eletrosfera.
Eletrosfera (orbitas) - eletrons
O estudo da metéria parte do principio que a menor porção da meteria não é o átomo, e sim, a divisão do átomo em subpartículas, assubpartículas atómicas.
Que são, os protons, os neutros e os eletrons.
Se aplicarmos uma quantidade de calor sobre um átomo, podemos esperar que alguns dos elétrons nos orbitais demenor energia transportem-se para orbitais de maior energia, mais distantes do núcleo.
Um átomo absorve energia na forma de calor, luz ou eletricidade.
Assim que um elétron se movepara uma órbita de maior energia, ele eventualmente vai querer voltar ao estado fundamental.
Quando isso acontecer, ele vai liberar essa energia na forma de um fóton (partícula deluz)
Qualquer coisa que produza luz;
(Luzes fluorescentes, lampiões a gás, lâmpadas incandescentes,etc..) - Atinge esse objetivo graças a elétrons mudando de órbita e liberando fótons.
tracking img