O atomo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor Juscelino O ÁTOMO

Elite Belém

É formado por duas regiões: o núcleo (que contém toda carga positiva e praticamente toda massa do átomo) e a eletrosfera (que fica envolta do núcleo e é praticamente vazia e onde se encontram os elétrons). O núcleo do átomo é extremamente pequeno em comparação ao átomo. Rutherford denominou as partículas positivas de prótons. Em 1932 Chadwickdescobriu uma partícula não carregada eletricamente e a chamou de nêutron. Os prótons e os nêutrons são encontrados no núcleo, daí são chamados de nucleons. Para identificar um átomo geralmente temos que especificar seu número atômico e seu número de massa. O número atômico é o número de prótons do núcleo. O número de massa é o número total de nucleons. O número de nêutrons do átomo é N = A Z. ISÓTOPOS:átomos com mesmo número de prótons e diferentes números de massa. ISÓTONOS: átomos com o mesmo número de nêutrons. ISÓBAROS: átomos com o mesmo número de massa e diferentes números de prótons. Átomos que perdem elétrons ficam com carga positiva e são íons chamados de cátions. Átomos que ganham elétrons ficam com carga negativa e são íons chamados de ânions. Espécies químicas que apresentam o mesmonúmero de elétrons são chamados de isoeletrônicos.

Qual o número de massa do átomo C? 7. Um átomo A apresenta Z = 3x e A = 30 e outro átomo B isóbaro de A possui A = 6x e Z = 3x + 1. Tanto A quanto B formam moléculas diatômicas e reagem entre si formando AB, conforme a equação: A2 + B2 2 AB Considerando um rendimento de 80%: a) Que massa de AB é produzida quando reagimos 20 g de A2 com B2? b)Qual o número de nêutrons dos átomos A e B? c) Que massa de B2 deve ser utilizada para produzir 128 g de AB com esse rendimento de 80%? 8. Observe o gráfico abaixo:

Sabe-se que A e B são isótopos. O átomo A possui Z = 5x + 2 e massa atômica 6x + 10. O átomo B apresenta Z = 3x + 6 e 12 nêutrons. A reação entre B e H2 é mostrada abaixo: B + H2 BH2 O composto BH2 é iônico e pode sofrer um processo deeletrólise. Em relação ao exposto acima: a) Qual o número de C? b) Qual a massa de C necessária para produzir 180 g de CH2? c) Faça a equação de dissociação iônica do BH2. d) Desenhe um esquema da eletrólise do BH2, mostrando o cátodo, o ânodo e o sentido de movimentação dos íons.

EXERCÍCIOS
1. Um átomo apresenta 15 prótons e 12 nêutrons. Qual seu A e seu Z? 2. Um cátion bivalente apresenta20 prótons e número de massa 39. Qual seu número de elétrons, nêutrons e atômico? 3. Um átomo A apresenta 40 nucleons e é isótopo de outro átomo B que ganhou 2 elétrons e apresenta depois desse ganho 22 elétrons. Qual o número de nêutrons do átomo A? 4. Um átomo X com 20 prótons perde 2 elétrons e um átomo Y com massa 40 e 24 nêutrons torna-se um ânion bivalente. Essas espécies químicas são ou nãoisoeletrônicas? Justifique. 5. Certo átomo X possui número atômico 3x e número de massa 6x + 1. Outro átomo Y é isótopo de X e possui Z = 2x + 4 e A = 5x + 3. Qual o número atômico de X e qual o número de nêutrons de Y? 6. Três átomos A, B e C tem as seguintes propriedades: Átomo A: número atômico 5x + 2 número de massa 10x + 1 é isótopo de C. Átomo B: número de massa 5x + 16 é isóbaro de A. ÁtomoC: é isótono de A. número atômico 2x + 11

MASSAS ATÔMICAS
É a massa de uma molécula medida em unidades de massa atômica (u. m. a). Qual calculamos a massa de um mol de moléculas temos a massa 1 molar, calculada em g.mol . ABUNDÂNCIA ISOTÓPICA A maioria dos elementos é encontrada como uma mistura de isótopos. As massas e abundâncias isotópicas são calculadas por um aparelho chamado deespectrômetro de massa. DETERMINAÇÃO DAS MASSAS ATÔMICAS A massa atômica é calculada pela média da massa dos isótopos. A média é uma média ponderada.

EXERCÍCIOS
1. A molécula do bicarbonato de sódio é NaHCO3, qual a sua massa molar?

2. O sulfato de cálcio pentahidratado tem a fórmula CaSO4 . 5 H2O. Qual sua massa molecular? 3. O composto abaixo é utilizado como anestésico local: Qual a massa...
tracking img