Economia de mexico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto de relações internacionais
Disciplina: Comercio Internacional
Aluno: Manuel Socorro Lopes Gonçalves
Matricula: 09/0047176
1. “O comércio mexicano tem sofrido mudanças significativasdesde o período de substituição de importações, modelo que prevaleceu até 1986. O México está entre os 10 primeiros países em termos de participação dos fluxos internacionais de comércio na economia.É o segundo maior parceiro comercial dos Estados Unidos, atrás apenas do Canadá. O país possui o maior comércio exterior no âmbito da ALADI”.
“O México pretende ampliar os intercâmbios turísticos,além de promover as relações comerciais e investimentos do país com seus parceiros da Aliança do Pacífico”. Mais de 90% do comércio mexicano está sob acordos de livre comércio (TLC) com 44 países,incluindo os países da União Europeia, Japão, Israel, e grande parte da América Central e América do Sul. O TLC mais influente é o Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), que foi assinado em 1992pelos governos dos Estados Unidos, Canadá e México, e entrou em vigor em 1994. O país faz parte de uma cooperação chamada SMB (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem porobjetivo transformar o Pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania. México aderiu à OCDE em 1994, e foi o único país membro latino-americano atéo Chile entrou em 2010”.
2. O México adota medidas protecionistas.
3. “Como regra, a política comercial do México não utiliza a represália comercial como medida de reciprocidade. Para combater ocontrabando, o subfaturamento, a triangulação do comércio, o México conta com um moderno sistema de defesa comercial, que permite controlar as importações que prejudicam a indústria nacional”.
México, emparticular, tem usado o Comitê para buscar a proteção de "tequila" como denominação de origem em normas técnicas da Federação Russa, República Dominicana e Indonésia.
4. Mudanças na legislação...
tracking img