Logistica

Páginas: 3 (629 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
Manutenção de Ativos Imobilizados

A vida útil de uma instalação depende essencialmente de como é operada e mantida. Uma boa manutenção prolonga a via útil de um bem.
Administrar a manutenção deativos é uma das formas de gerenciar recursos patrimoniais. Com o advento dos sistemas de produção just in time, a quebra de um equipamento traz transtorno irreparável em termos de objetivos deprodução. Complementarmente, com o grau crescente de automatização dos processos industriais e com a utilização de equipamentos cada vez mais sofisticados e caros, a atenção com a manutenção deve serredobrada, exigindo pessoal altamente especializado e treinado.
Dessa forma, muitas empresas já trabalham com políticas de manutenção denominadas zero quebra, isto é, não se concebe que a produção possa pararem decorrência da quebra de um equipamento ou instalação.
A empresa pode definir políticas de manutenção com ênfase em vários aspectos, entre eles postura preventiva, mais máquinas com menorutilização, treinamento de operadores e projetos robustos, que são capazes de suportar eventuais sobrecargas de trabalho sem apresentar defeitos. Outras opções são a manutenibilidade – optar pela compra deequipamentos de fácil manutenção; tamanho das equipes de manutenção; maior estoque de peças sobressalentes;
Até alguns anos atrás, a postura da manutenção era apenas reativa, isto é, havia umaintervenção apenas quando surgia uma quebra, era a chamada manutenção corretiva. Atualmente, o sistema de manutenção é proativo, buscando evitar a ocorrência de uma quebra. Para isso, foi necessário que seintroduzissem alguns conceitos novos, como a manutenção preventiva e a monitorada.
Na manutenção preventiva ou periódica, os equipamentos e instalações sofrem intervenções da manutenção, com reparos outrocas. A grande vantagem desse esquema é evitar paradas não programadas decorrentes de falhas de equipamentos ou instalações, porém ele carrega consigo duas grandes desvantagens: causa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!