Atividades que agregam valor e atividades que não agregam

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES QUE AGREGAM VALOR E ATIVIDADES QUE NÃO AGREGAM VALOR: DISCRIMINAÇÃO INÚTIL(*)

André A. Abramczuk

RESUMO

A discriminação de atividades em atividades que agregam valor e atividades que não agregam valor não tem utilidade para orientar ações cujo objetivo seja melhorar a qualidade dos processos ou a eficiência da utilização de recursos em organizações nem em empresas. Este artigoargumenta que a análise das atividades a partir de considerações sobre inutilização de recursos é mais adequada para a melhoria da eficiência e da qualidade de processos industriais e de prestação de serviços.

1. INTRODUÇÃO

É conveniente iniciar este artigo afirmando que não existe um conceito universal de valor agregado, mas somente algumas noções derivadas de definições operacionais.[1] Adefinição operacional universalmente difundida designa como valor agregado a diferença entre a receita S auferida por uma empresa ou grupo de empresas com a venda de mercadorias e a soma R dos preços dos recursos adquiridos que foram utilizados na elaboração destas mercadorias. Esta é uma definição operacional de valor agregado por diferença, utilizada em muitos países para fins de tributação.Para algumas comparações de interesse econômico prefere-se uma definição operacional de valor agregado por quociente, (S – R)/R.

Inicialmente aplicadas ao resultado econômico-financeiro de atividades empresariais, estas definições operacionais de valor agregado foram estendidas a produtos isolados. Com o surgimento e divulgação do chamado custeio baseado em atividades (mais conhecido por ABC,acrônimo da expressão inglesa Activity Based Costing),[2] a noção de valor agregado foi estendida às operações de manufatura e às atividades com influência no processo de manufatura, que daí em diante passaram a ser discriminadas em atividades que agregam valor e atividades que não agregam valor.

Embora falem convictamente em atividades que agregam valor e atividades que não agregam valor eapresentem métodos para determinar o custo de cada atividade, os especialistas não oferecem nenhum método para determinar o valor agregado por uma atividade. A discriminação que fazem é simplesmente dicotômica; a questão para a qual dão resposta não é qual o valor agregado por uma atividade, muito menos se uma atividade agrega mais ou menos valor que outra, mas simplesmente se a pressuposta agregação devalor acontece ou não acontece. Esta maneira de classificar as atividades executadas ao longo de um processo (seja de manufatura, seja de prestação de serviços) suscita duas perguntas:

(1) Quais os critérios utilizados para determinar se uma atividade agrega valor ou não?

(2) Uma vez discriminadas as atividades de acordo com estes critérios, o que se faz com esta informação?

Oscritérios utilizados para discriminar as atividades em atividades que agregam valor e atividades que não agregam valor são ambíguos e questionáveis. Em processos fabris, costumeiramente são classificadas como atividades que não agregam valor aquelas atividades das quais não resultam transformações de materiais nem conformações de produtos à configuração final, porque se presume que estas atividadesnão contribuem para integrar aos produtos aquilo por que o cliente está disposto a pagar. Exemplo clássico de atividade vista como atividade que não agrega valor é a inspeção. Há, todavia, circunstâncias em que a inspeção e a correspondente documentação são exigências legais, outras em que exigências adicionais de inspeção são estabelecidas contratualmente, outras ainda em que a declaração de queexiste inspeção é argumento para atrair consumidores (por exemplo, a publicidade que um fabricante de sucos de frutas faz da qualidade de seus produtos por dizer que em sua elaboração são utilizadas somente frutas rigorosamente selecionadas).

A classificação dicotômica das atividades em atividades que agregam valor e atividades que não agregam valor suscita outro ponto para reflexão. A...
tracking img