Atividades praticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
4.2. Ideias, teorias e leis

Einstein é considerado o gênio da física da história moderna, estudou efeito fotoelétrico, equivalência de massa e energia, entre outros. Mas seu trabalho é tãosurpreendente que parece não envelhecer, mesmo quase um século depois de suas criações, é da teoria da relatividade que falamos que é algo espantoso se olhado primeiramente e extraordinário se estudado.Teoria da Relatividade Restrita ou Especial é o trabalho: "Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento", apresentado por Albert Einstein em 1905, no qual postula que: "as leis da física são asmesmas para qualquer referencial que se mova em relação a outro com movimento retilíneo uniforme", e que "a velocidade de propagação da luz no espaço livre tem o mesmo valor para todos os observadores, nãoimportando o movimento da fonte ou do observador".

Nesse trabalho ele diz que:
• O espaço conhecido é tridimensional, onde podemos localizar qualquer ponto no espaço, e que não se pode falarem espaço sem falar em tempo, ou seja, tudo existe no espaço tempo ou em termos físicos "Continuum do espaço tempo".
• Dois eventos que são simultâneos em um sistema de referencia nãonecessariamente devem ser simultâneos em um sistema que se move em relação ao primeiro.

Com isso chega ao pensamento de que o intervalo de tempo decorrido para acontecer um fenômeno dependerá do referencialde onde está o observador, se dois observadores estão situados em referenciais diferentes, um com velocidade constante em relação ao outro, os intervalos de tempo medidos por esses observadores serádiferente. Isso é a Relatividade do Espaço Tempo.

Einstein também traz que tempo e espaço sofrem alterações:
• O tempo se dilata quando submetido a um movimento, isso é perceptível nos relógiosque funcionam mais lentos quando estão se movimentando quando comparados ao funcionamento em repouso. Mas a dilatação temporal não tem relação com o mecanismo dos relógios, e sim com a própria...
tracking img