Atividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EIXO DE FORMAÇÃO HUMANÍSTICA DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO


CURSO ______________________________ TUTOR(A): ________________________


ALUNO: _________________________________________________________________

ATIVIDADE VIRTUAL 2 – PESO 2
(DATA MÁXIMA DE POSTAGEM: 22/10/2012)

INSTRUÇÕES:
1) você terá até 22/10/12 para enviar a sua avaliação com o valor total, ou seja, valendo 10;2) para responder esta Atividade, você terá de ler as aulas 1 a 9;
3) a organização de suas respostas, a compreensão das questões e o uso da norma padrão da língua também são critérios de avaliação;
4) a Atividade deve ser feita individualmente; e
5) antes de enviar a avaliação, releia as respostas dadas.


Observe e leia os textos 1 a 6:


Texto 1[1]

Entrevista com a Profª. LíviaBarbosa

Resumo do currículo:
· Mestre em ciências sociais pela Universidade de Chicago, EUA
· Doutora em antropologia social pelo PPGAS, da UFRJ.
· Professora do Departamento de Antropologia da UFF.
· Autora dos livros : O Jeitinho Brasileiro e a Arte de ser Mais Legal que os Outros (Campus 1992); Igualdade e Meritocracia. A ética do desempenho nas sociedades modernas (Ed.FGV,1999); e OBrasil não é para Principiantes (Ed.FGV,2000), este em parceria com Laura Graziela e Luiz Augusto Drummond; Cultura e Empresas da coleção PASSO-A-PASSO (Ed.Jorge Zahar,2002).

Entrevista realizada no dia 13 de março de 2003.

Talentos & Resultados: Poderia nos falar um pouco sobre a meritocracia no Brasil?
Profª Lívia Barbosa: A meritocracia é um dos principais sistemas de hierarquização social dasociedade moderna. Podemos definí-la [sic] como um conjunto de valores que postula que as posições sociais dos indivíduos na sociedade devem ser resultado do mérito de cada um, ou seja [sic] das suas realizações individuais.

Embora genericamente a meritocracia seja um consenso, existem várias divergências a cerca deste princípio no momento da sua aplicação prática. Por exemplo: como deve ser aavaliação do desempenho das pessoas? Como podemos definir habilidades e esforços? Qual a relação entre responsabilidade individual e/ou social e desempenho? Existe ou não igualdade de oportunidade para todos? Qual a origem das diferenças de desempenho, serão elas fruto da loteria, da natureza, ou de variáveis sociais?

A meritocracia e a avaliação desempenho sempre foram questões polêmicas paraa administração, [sic] e especificamente no Brasil. Até porque não existe aqui uma ideologia meritocrática fortemente estabelecida na sociedade, mas sim sistemas e discursos meritocráticos. Entre nós existe, do ponto de vista do sistema cultural, a idéia [sic] de que cobrar resultados e ainda por cima mensurá-los, é uma atitude profundamente autoritária. Avaliar serviço, público então, é muitomais complicado. Existe nas representações coletivas brasileiras uma relação grande entre competição, cobrança de resultados e desempenho como procedimentos e processos autoritários, e não como processos funcionais ou de hierarquizar pessoas no interior de um todo para fins específicos. Além disso, existe uma identificação entre processos democráticos com meritocráticos. Nem todos os processosdemocráticos são meritocráticos e nem todos os processos meritocráticos podem e/ou devem ser democráticos.
No Brasil as pessoas se veem [sic] diminuídas na sua dignidade quando são cobradas e/ou avaliadas. Uma das conseqüências [sic] disto é que a responsabilidade pelos resultados de cada um é sempre neutralizada ou desculpada a partir do contexto em que cada um de nós atuou. O objetivo é minorarpela justificação de desempenho, qualquer mácula ao sentimento de dignidade pessoal. Conseqüentemente [sic] muito pouca responsabilidade individual é atribuída a cada um de nós, do ponto de vista institucional.

A sociedade brasileira, culturalmente, rejeita a avaliação. Ela é vista como algo negativo, como uma ruptura de um universo amigável, homogêneo e saudável, no qual a competição, vista...
tracking img