Atividade respondida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Há coerência no texto abaixo? Justifique sua resposta. (1,0)

Não. O texto está incoerente, ele faz uma contradição ao dizer que o local está aberto todos os dias e logo abaixo que terça feirahá descanso semanal. Desta forma, fica evidente a ausência de sentido no texto.
2. Pode haver coerência sem coe são? Justifique sua resposta utilizando os elementos apresentados no texto “Pescaria”de Affonso Romano de Sant’Anna abaixo: (2,0)

O anil
o anzol
o azul

o silêncio
o tempo
o peixe



a agulha
vertical
mergulha

a água
a linha
a espuma



o tempo
o peixe
osilêncio

a garganta
a âncora
o peixe



a boca
o arranco
o rasgão

aberta a água
aberta a chaga



aberto o anzol
aqulíneo
ágil-claro

estabanado
o peixe
a areia
o sol.Sim. Como podemos observar, o texto mostra a maneira como o peixe foi fisgado. Apesar de não haver coesão, o texto permite que o leitor consiga identificar a mensagem nele contida, desta forma ficaevidente que o texto possui coerência.
3. Há intertextualidade na charge abaixo? Justifique sua resposta: (1,0)

Sim. Pois está evidente que a charge foi produzida a partir de uma transformação doconto de Chapeuzinho Vermelho. Dá um novo sentido a história, no entanto, permite ao leitor identificá-la em relação à primeira.
Leia o texto abaixo, para responder à questão 4:
É um mito a pretensapossibilidade de comunicação igualitária em todos os níveis. Isso é uma idealização. Todas as línguas apresentam variantes: o inglês, o alemão, o francês, etc. Também as línguas antigas tinhamvariações. O português e outras línguas românicas provêm de uma variedade do latim, o chamado latim vulgar, muito diferente do latim culto. Além disso, as línguas mudam. O português moderno é muito distinto doportuguês clássico. Se fôssemos aceitar a ideia de estaticidade das línguas, deveríamos dizer que o português inteiro é um erro e, portanto, deveríamos voltar a falar latim. Ademais, se o português...
tracking img