Atividade final pli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
FORMAÇÃO PELA ESCOLA
MÓDULO: PROGRAMAS DO LIVRO- PLI




DILMANA RIBEIRO DOURADO

ZORAILDE BATISTA PAIVA












PROJETO: PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

PROJETO CONSERVAR PARA COMPARTILHAR




















AÇAILÂNDIA-MA

2012




DILMANA RIBEIRO DOURADOZORAILDE BATISTA PAIVA













PROJETO: PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

PROJETO CONSERVAR PARA COMPARTILHAR


Período de Duração: Ano letivo de 2012.
Público Alvo: Alunos, Professores e Gestores do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tancredo Neves.





















Projeto apresentado à Formação
Pela Escola,como parte dosRequisitos Para a obtenção de nota do
Módulo PLI.
Tutora: Adelaide


AÇAILÂNDIA –MA
2012


INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa tem como eixo o Livro didático, como instrumento importante para a aprendizagem dos alunos e a orientação de práticas voltadas para a conservação do livro.
SegundoNEVES (1996), o livro didático assume importância dentro da prática do ensino brasileiro, com a implantação dos livros, aconteceu um grande salto no contexto educacional. Pois o livro didático acaba determinando conteúdos e condicionando estratégias de ensino, de forma decisiva, o que se ensina, e como se ensina. Por esta razão, faz-se necessário analisar de como essa ferramenta deensino-aprendizagem vem sendo percebida e utilizada pelos professores da escola pesquisada.
O Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) faz parte das políticas públicas para educação, e serve para mostrar o tratamento dado pelas autoridades ao material de suporte na sala de aula.
O livro didático não está ligado somente ao conhecimento imparcial e estático, mas também a fatores culturais. A cultura assume opapel de escolher os saberes considerados indispensáveis de serem transmitidos, segundo o grupo social que o produz, colocando seu ponto de vista sobre o mundo.


SITUAÇÕES PROBLEMAS:

Após pesquisa com os envolvidos diretamente na utilização dos Livros disponibilizados pelo PNLD - PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO, observou-se que ainda há resistência quanto à conservação e devolução doslivros utilizados. Seja quanto ao livro didático, dicionários, livros e literatura ou periódicos é importante ressaltar que a maioria das respostas convergem para a dificuldade em conscientizar os alunos de que o uso individual do livro não exime da responsabilidade em cuidar do material que será de propriedade coletiva. Portanto, mesmo que haja a distribuição adequada pelo MEC e a qualidade domaterial de alto nível escolhido pelos professores é necessário tomar medidas para que estes livros sejam utilizados durante os três anos conforme proposta do Programa. Diante desta problemática surgem indagações que precisam ser respondidas na prática cotidiana:

− Como cuidar do livro didático para que tenha possibilidade de uso durante 03 anos?
− O que fazer para que se tenha garantia dadevolução do livro didático ao final do ano letivo em perfeito estado de conservação?Diante de tais indagações surge a oportunidade de desenvolver um projeto na escola para que se conscientize os envolvidos sobre a importância da correta utilização dos livros do PNLD.

JUSTIFICATIVA

O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD prevê ao mesmo a durabilidade de 03 anos. E o livro será repassado aoaluno para uso, durante o período letivo, a título de cessão temporária, sendo que o aluno, pai ou responsável se obriga a devolvê-lo ao final de cada ano letivo. Para que esta durabilidade se efetive ressalta-se a necessidade, por meio da direção, da coordenação e dos professores, de desenvolver ações que estimulem a conservação e a devolução, conscientizando e envolvendo alunos, pais e...
tracking img