Atividade final - pli

ATIVIDADE FINAL – PLI
Componentes do grupo: Maisa Rodrigues Lessa, Romes Neide Magalhães de Brito, Valdete Conceição Viana Oliveira

O programa do livro didático é um dos mais eficientes dogoverno federal por atender as necessidades de alunos, professores e a comunidade. No município de Guanambi estado da Bahia a distribuição é razoável. Contribuem para garantir a permanência dos alunos naescola e a universalização do acesso aos livros aos alunos da educação básica.
No nosso município, os livros são escolhidos pelos educadores da Rede Pública Municipal de forma coletiva nas unidades deensino e depois a Secretaria Municipal de Educação convida toda rede municipal para fazer uma avaliação das escolhas, fazendo uma análise sobe o livro didático mais aceito de acordo com asnecessidades da clientela.

Um ponto positivo em relação ao programa é a universalização do acesso e o ponto negativo é o ano base para levantamento da quantidade de livros que é sempre o censo de dois anosantes do ano do uso, gerando grandes transtornos, porque há sempre um déficit em relação à quantidade de livros encaminhados para a instituição e em alguns casos uma nova série/ano implantada na escolanão recebe livro. Na escola, realiza a escolha unificada e procura sempre promover o remanejamento dentro da rede, mas isso não supre as necessidades. Aciona sempre a reserva técnica, porém ela éconstituída de diferentes títulos e nem sempre coincidem com os livros adotados.

Projeto: Aplicação dos Recursos do PLI
Objetivos:
• Perceber como se realiza a escolha, distribuição, entrega eacessibilidade dos programas do PLI;
• Observar falhas ou benefícios do livro didático como meio de veiculação de informações;
• Identificar aspectos positivos e negativos do programa do PLI.Metodologia:
Realização de entrevista com gestores, professores, alunos e pais de alunos.
Análise da pesquisa, seguida de uma devolução para os participantes.
Tomar providências diante dos resultados...
tracking img