Atividade colaborativa de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM – MÓDULO 3
Ávila Maria de Oliveira Aguiar
Gláucia Mendes Moura
Márcia Maria Donêncio
Marlene Lourenço Caetano Alves

I. Base teórica para a construção de um Projeto de prevenção ao uso de drogas.

Sabe-se que o uso de drogas pelos adolescentes e até mesmo crianças em todo o Brasil tem aumentado substancialmente a cada mês. Hoje as grandes cidadesbrasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e outras vivem um caos pela guerra entre traficantes e policiais. Nesse contingente encontram-se as pessoas de bem, cidadãos comuns, trabalhadores e crianças e jovens. Com o aumento do tráfico de drogas e consequentemente do uso, a sociedade toda perde, pois aumenta-se a vulnerabilidade, a criminalidade e famílias destruídas e sem tranqüilidade.
Nessecontexto também se encontra a escola, que no decorrer dos tempos tem sido mecanismo de formação e de colaboração para a consolidação de uma sociedade melhor, mais justa, igualitária, produtiva. Assim, por mais que possa se pensar o contrário, a escola é peça chave para o entrave e busca pela prevenção e diminuição do uso de drogas na sociedade.
Os estudos mostram que a maioria dos usuários(viciados) iniciou ou tiveram as primeiras experiências na adolescência e/ou infância. Portanto, cabe à escola juntar-se nessa luta pela prevenção e diminuição do uso de drogas. Por outro lado, sabemos que a escola ainda detém certo domínio sobre seus alunos, sendo capaz de cultivar neles muitos aprendizados, assim um trabalho efetivo quanto à prevenção é de suma importância para que a escola seja capazde realmente produzir uma formação global do educando.
Mais que ensinar conhecimentos teóricos e formais, a escola também precisa participar da formação moral, emocional e estrutural de seus alunos. Oliveira ressalta que,
Tudo aquilo que está no entorno de um ser em desenvolvimento afeta a dinâmica de suas transformações na linha do tempo: as pessoas, os significados culturais, o momentohistórico, as experiências pessoais e sociais, as oportunidades positivas e também os riscos a que crianças e adolescentes podem estar expostos. Esses fatores influenciam, em maior ou menor grau, seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. (Oliveira, módulo 2, unidade 2)
É nesse sentido que a escola é de suma importância na vida de todos nós, pois ela faz parte do desenvolvimento dosujeito, e, assim pode colaborar positivamente ou negativamente na formação do cidadão. Vale ressaltar que não é apenas a escola a afetar a dinâmica da transformação do indivíduo. Existem muitos outros fatores e/ou situações. Contudo, o trabalho que a escola faz, principalmente se vinculado à família num processo de parceria recíproca e contundente, pode sim evitar que o jovem ou criança sejaafetado negativamente por qualquer que seja. Sua formação estará mais sustentada e sólida para saber qual o melhor caminho a tomar.
As inovações do ECA nos remete a entender que hoje, crianças e adolescentes são seres humanos em desenvolvimento, portanto, dignos de proteção especial pela família, sociedade e Estado, em regime de responsabilidade compartilhada. Dessa forma, mais uma vez fica claro que aescola, como instituição pertencente ao Estado e a sociedade tem suas obrigações de colaboração para a proteção.
Princípios filosóficos do ECA:
a) Crianças e adolescentes são cidadãos e sujeitos de direitos, tais como: direito à vida, saúde, educação, lazer, participação cultural e dignidade.
b) Envolvimento de toda a sociedade na garantia desses direitos.
c) Descentralização e cooperaçãoentre os órgãos na formalização de políticas e no atendimento à criança e ao adolescente. Devem-se promover parcerias entre os Conselhos Tutelares e dos Direitos da Criança e do Adolescente, constituídos em nível municipal e estadual, e os órgãos não-governamentais, que atuam na execução e terceirização de serviços.
d) Criação de novos mecanismos de controle e fiscalização da aplicação das...
tracking img