Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Colaborar, cooperar e interagir para aprender...
Colaborar, cooperar e interagir para aprender...
SUMÁRIO 
1. INTRODUÇÃO 
2. ELEMENTOS BÁSICOS DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA 
2.1 " O QUE É APRENDER DENTRO DA CONCEPÇÃO COLABORATIVA. 
3. APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR. 
3.1 " APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM USO DA TECNOLOGIA. 
4. CONCLUSÃO 
5.BIBLIOGRAFIA 
6. ANEXOS 
1. INTRODUÇÃO 
A aprendizagem colaborativa é considerada um recurso na área da educação ou uma estratégia. Os participantes trazem experiências e conhecimentos diversificados, previamente adquiridos ou construídos e interagem para criar um conhecimento compartilhado. A ênfase desse modo de aprender/ensinar recai sobre essa interação. (Comentário: O conceito de aprendizagemcolaborativa é mais uma abordagem/orientação pedagógica que valoriza a interação e o diálogo no processo de construção do conhecimento do que um recurso de ensino. A partir desta compreensão surge uma série de estratégias e metodologias de ensino baseadas em atividades em grupos colaborativos). 
No contexto da aprendizagem colaborativa são propiciadas situações de aprendizagem nas quais todosaprendem com todos; isso ocorre em um ambiente cujas características são a ausência de hierarquia formal, o respeito mútuo às diferenças individuais e a liberdade para expor idéias e questionamentos. Os objetivos pessoais se combinam com os objetivos coletivos; são estabelecidas buscas, compreensão, interpretação, etc. 
"A rede colaborativa de aprendizagem permite que cada participante possaexpressar suas idéias, defendê-las e redefini-las... o que contribui para a construção do conhecimento". (NUNES, 2000, p.2). 
O participante assume o papel de aprendiz que interage com os colegas como sujeito ativo do processo. Não há transferência de conhecimento e sim uma possibilidade de produção e construção do conhecimento. O papel do professor muda " ele é um facilitador, um moderador " assim comotambém se pode mudar o modo de avaliar o aluno, que precisa estar consciente de que essa interação tem a mesma importância para todos que participam desse processo. Segundo Freire (1996, p. 23), "quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. (comentário: A aprendizagem colaborativa teoricamente não prevê um professor, hierarquicamente todos são iguais, ninguém ensina, todosaprendem em conjunto. Não há o norteador da aprendizagem, o professor ou mediador pedagógico deve apenas encorajar os alunos a colaborarem, interagirem entre si, a se reconhecerem como um grupo disposto a aprender colaborativamente. Em contextos de sala de aula onde os alunos ainda não alcançaram total autonomia (séries iniciais), o professor pode entrar como facilitador do processo, caminhando paraa autonomia cada vez maior dos alunos). 
Assim, num ambiente de aprendizagem colaborativa, as possibilidades de inserção de novos recursos e de formas de utilização dos mesmos, levam professores e alunos a reavaliarem seus papéis e a promoverem novas interações sociais. (comentário: me parece que a informação sobre recursos e novos meios de utilizá-los refere-se aos ambientes de aprendizagemmediados pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e ficou um pouco deslocada nesta parte do texto). 
Nesse processo, a afetividade é fundamental... São as ligações afetivas que proporcionam ao aluno segurança para interagir e aprender. Segundo Davis e Oliveira (1994), as emoções estão presentes quando se busca conhecer, quando se estabelece relações com objetos físicos, concepções ououtros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em qualquer atividade. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações e pelas ações dos indivíduos. (comentário: muito importante ressaltar o aspecto emocional. O afeto é elemento importante na aprendizagem colaborativa. Que bom que vocês trouxeram isso no texto. Além do afeto, eu ressaltaria a solidariedade....
tracking img