Psicomotricidade e musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE BRAZ CUBAS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO E MÚSICA






PSICOMOTRICIDADE E MÚSICA: UM TRABALHO INTEGRADO VISANDO O DESENVOLVIMENTO INFANTIL



VIVIANE SANTOS BARRETO DE MORAIS





MOGI DAS CRUZES
2012

VIVIANE SANTOS BARRETO DE MORAIS






PSICOMOTRICIDADE E MÚSICA: UM TRABALHO INTEGRADO VISANDO O DESENVOLVIMENTO INFANTIL



Projeto dePesquisa apresentado à Disciplina Metodologia Científica do Curso de Especialização em Educação em Música, da Universidade Braz Cubas, como requisito parcial para a elaboração da Monografia de conclusão de curso.
Prof. Orientadora: Eliziane Jacqueline dos Santos



MOGI DAS CRUZES
2012

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4
1.1 Apresentação do Tema 4
1.2 Problema da Pesquisa 4
1.3 Objetivos 4
1.3.1Objetivo Geral 4
1.3.2 Objetivos Específicos 4
1.4 Justificativa 5
1.5 Hipóteses 7
1.6 Articulação do Projeto com o Curso Escolhido 7
2 METODOLOGIA 7
2.1 Modalidade da Pesquisa 7
2.1.1 Quanto aos Objetivos 8
2.1.2 Quanto aos Procedimentos 8
2.2 Descrição das Etapas da Investigação 9
2. 3 Limitações da Pesquisa 9
2.4 Plano de Redação da Monografia 9
3 CRONOGRAMA 11
REFERÊNCIAS 121 INTRODUÇÃO


1.1 Apresentação do Tema

Na Educação Infantil há uma grande necessidade de se desenvolver um trabalho multidisciplinar, integrado, tomando como base a linguagem corporal da criança.
Ao mesmo tempo que a criança se expressa corporalmente procurando soluções para suas questões do dia a dia, é movida pelos encantos que há envolve, o brincar, o dançar, o cantar,tocar, representar. Quando é complementado com o trabalho musical, certamente o processo de aprendizagem se torna mais eficaz, porque se é trabalhado os sentidos, favorecem a integração e a socialização quando em grupo, propiciando desenvolvimento tanto psíquico como motor.


1.2 Problema da Pesquisa


Como se articula a Psicomotricidade e o cognitivo musical da criança? Qual a relação e aimportância de ambas no desenvolvimento infantil?

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

Compreender a relação entre o trabalho psicomotor e a Educação Musical e suas contribuições para a formação da criança na Educação Infantil.

1.3.2 Objetivos Específicos

• Relatar a história da psicomotricidade, sua definição, conceitos e sua importância para educação infantil;
• Abordar sobre ocognitivo musical infantil;
• Relacionar o trabalho psicomotor com a Educação Musical e suas contribuições para a Educação Infantil.


1.4 Justificativa

A criança da educação infantil através de suas vivencias esta descobrindo o mundo, e procura com curiosidade as respostas às suas questões do dia a dia que são pertinentes. Está continuamente em processo de construção, representação de suaformação, ou seja, em constante desenvolvimento.
Por este motivo, a necessidade de descobrir e explorar o meio, um processo natural na construção do conhecimento infantil.
O começo da descoberta se dá através da experimentação das habilidades do seu corpo e de seus limites, do ambiente em diversas formas.
A linguagem corporal é fundamental para o desenvolvimento infantil, pois é a primeiralinguagem compreendida pela criança. O indivíduo só terá referencia de si, se ele tiver adquirido a referencia do seu próprio corpo.
Para Brito (2003) “Andar, correr, pular, saltitar, deslizar, arrastar, engatinhar são movimentos que fazem parte do nosso repertório. Podemos trabalhar com os movimentos associando-os a sons: um movimento sonoro para andar, outro para o correr etc., criando, assimsituações de integração. Os brinquedos de roda, os jogos rítmicos, as danças folclóricas... enfim, todo brincar da criança que envolve o movimento corporal deve estar sempre presente no dia -a-dia do trabalho musical.
Sabendo desta necessidade inata,houve a preocupação em buscar meios para que de forma prazerosa e lúdica possam suprir essas necessidades.
Tanto a educação psicomotora com o seu...
tracking img