Atividade avaliativa de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA SOCIAL
ATIVIDADE AVALIATIVA
1.(ENADE, 2009 – Psicologia). Leia o trecho: Quais as possibilidades, no Brasil atual, de a cidadania se enraizar nas práticas sociais? Essa é uma questão que supõe discutir as possibilidades, os impasses e os dilemas da construção da cidadania, tendo como foco a dinâmica da sociedade. Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que tomar a sociedade comofoco de discussão significa um modo determinado de problematizar a questão dos direitos. Os direitos são aqui tomados como práticas, discursos e valores que afetam o modo como as desigualdades e diferenças são figuradas no cenário público, como interesses se expressam e os conflitos se realizam.
A concepção de questão social está enraizada na contradição capital x trabalho, em outros termos, é umacategoria que tem sua especificidade definida no âmbito do modo capitalista de produção. “A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre oproletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”.
A questão social representa uma perspectiva de análise da sociedade. Isto porque não há consenso de pensamento no fundamento básico que constitui a questão social. Em outros termos, nem todos analisam que existe uma contradição entre capital e trabalho. Ao utilizarmos, na análise dasociedade, a categoria questão social, estamos realizando uma análise na perspectiva da situação em que se encontra a maioria da população – aquela que só tem na venda de sua força de trabalho os meios para garantir sua sobrevivência. É ressaltar as diferenças entre trabalhadores e capitalistas, no acesso a direitos, nas condições de vida; é analisar as desigualdades e buscar forma de superá-las. Éentender as causas das desigualdades, e o que essas desigualdades produzem, na sociedade e na subjetividade dos homens.
(TELLES, 2006 - adaptado) Na abordagem salienta nesse trecho, qual direito social você destacaria para diminuir as desigualdades de renda familiar no Brasil? Apresente dois argumentos que dêem suporte à sua resposta.
Promover a cidadania: é de fato o caminho para resolver, pelomenos dentro dos limites aceitáveis, os problemas da desigualdade social brasileira.
A melhor distribuição da riqueza: fundamental para sanar ou diminuir as grandes desigualdades brasileiras.
Uma formaçao educacional decente: ja é meio caminho andado, duvido voce achar um país com um nivel de educaçao decente que nao tenha cidadania melhor do que a do Brasil.

Não que estas questões possam serconsideradas aceitáveis, mas porque são muitos séculos e situações que provocaram essa realidade. Para entender a origem de tais disparidades no Brasil é necessário introduzir uma perspectiva mais ampla, abrangendo o passado histórico, sem desconsiderar as dimensões continentais do país. A família, as solidariedades intergeracionais e as políticas sociais debatem-se com este desafio, procurandoencontrar as melhores soluções e as respostas mais adequadas à diversidade dos problemas inerentes
2. Defina o que é cultura.
É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação,uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.
3. (ENADE, 2005 – Ciências Sociais). A violência na sociedade brasileira tem sido atribuída,...
tracking img