ATIVIDADE AVALIATIVA 2 Psicologia Educaciona

314 palavras 2 páginas
ATIVIDADE AVALIATIVA 2 Psicologia Educacional
1- Explique como a formação dos professores deve ser construída? A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de reconstrução permanente de uma identidade pessoal. Por isso é tão importante investir a pessoa e dar um estatuto ao saber da experiência.
2- Assinale a alternativa correta em relação aos aspectos da formação de professores: a) A formação do professor não é importante.
b) O professor está devidamente qualificado.
c) O desenvolvimento pessoal está relacionado com a vida do professor; já o desenvolvimento profissional está relacionado com a profissão docente; enquanto o desenvolvimento organizacional está relacionado com a escola.
d) O professor deve somente aplicar seus conhecimentos apreendidos na faculdade.
e) O professor não deve se preocupar com a formação continuada e sim somente com os alunos. A instituição não é importante. Resposta : C

3- 3. Outro teórico, além de Nóvoa preocupado com os professores seria Schon. Ele fala de três movimentos envolvidos na formação dos professores. Quais seriam esses três movimentos? O triplo movimento sugerido por Schon conhecimento na ação, reflexão na ação e reflexão sobre a ação e sobre a reflexão na ação - ganha uma pertinência acrescida no quadro do desenvolvimento pessoal dos professores e remete para a consolidação no terreno profissional de espaços de (auto)formação participada. Os momentos de balanço retrospectivo sobre os percursos pessoais e profissionais são momentos em que cada um produz a sua vida, o que no caso dos professores é também produzir a sua profissão.

Relacionados

  • ANÁLISE DAS GRADES CURRICULARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR
    9375 palavras | 38 páginas
  • O fio tenso que une a Psicologia a Educacao
    50277 palavras | 202 páginas
  • 2238
    220703 palavras | 883 páginas