Atividade avaliativa de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Ensino Interação

Atividade Avaliativa
1) Reflita sobre exemplos da cultura brasileira que possam demonstrar como ela é distinta e abarca muitasparticularidades.
R: Dependem de cada região, modo e costume das pessoas. Cada região tem sua cultura, alimentação, modo de se vestir, até mesmo modo de falar. Além da cultura brasileira existe também areligiosidade, cada pessoa tem sua fé e crença. A sociedade também que vivemos existe cultura onde tentam colocar projetos de artes e cinemas para a comunidade.

2) Foi visto que o problema doconhecimento é um dos temas centrais da Filosofia. Explique por quê.
R: O ser humano, desde seus primórdios até nossos dias, vive uma busca incessante por compreender a si mesmo e o mundo a sua volta. Comisto era necessário a entender, antes de confiar plenamente na percepção e compreensão que alcançavam das coisas. Por isso que desde a antiguidade grega, quase todos os filósofos se preocupam com oproblema do conhecimento.

3) Analise e defina as diferenças de método entre Platão e Aristóteles.
R: método platônico, dialética, discussão das três propostas para entrar no mundo das idéias,conhecimento racional, cientifico ou filosófico. Platão escreve a obra República, cidade governada pelo rei - filosofo. Aristóteles reconhece à realidade sensível, da existência a essência, parte dosensorial ao inteligível, distingue, substancia o que é essencial do ser.

4) Explique quais as diferenças entre as correntes empiristas e racionalistas e diga quais foram seus principais expoentes.
R:Empirismo: experiência, conhecimento.
Portanto empirista: foco na experiência.
Criticam a tese das idéias inatas; ponto de partida do conhecimento; experiência sensível. Empirismo: Bacon, Hobbes,Locke, Bertley e Hume.
Racionalismo: razão, conhecimento
Portanto racionalista: foco na razão, racionalismo Descartes. Ponto de partida: sujeito pensante, teses da idéias inatas, o sujeito nasce com...
tracking img