Trabalho de historia, geografia e artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
2. AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIALÓGOS INTERCULTURAIS 4
2.1. A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I 4
2.2. A DISCIPLINADE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I 5
2.3. ADISCIPLINA DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I 6
2.4. DIVERSIDADE CULTURAL NA SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO
Neste trabalho queremos apresentar com clareza e precisão a importância de cada disciplina no Ensino Fundamental. As aulas de Historia, Geografia e Arte, são de grande valia, pois oeducando saberá entender a importância de cada uma das disciplinas para poder decifrar os conteúdos, como na arte o aluno poderá desenvolver suas habilidades, físicas, motoras e assim usar a própria criatividade mesmo assim também como na geografia e historia terão conceito da natureza e da sociedade, e os aspectos naturais e neste contexto fazer com que as aulas, sejam uma coisa prazerosa, através dodialogo entre ambos, e compreender através da diversidade cultural no âmbito escolar.
Nosso objetivo é mostrar como se trabalhar a diversidade cultural em cada disciplina em um momento de diálogo no cotidiano escolar sabendo assim que cada cultura é diferente e por isso devemos valorizá-la e respeitá-la. É importante que o professor de o melhor de si e acredite naquilo que faz, então quebrandoas barreiras e mostrando a sociedade que é capaz e é preciso inovar sempre.
Para nós é de muita importância a interculturalidade e a compreensão das pesquisas que normalmente nos leva a conhecer melhor a multiculturalidade como fenômeno que implica a convivência no mesmo espaço de diferentes culturas.
Quanto à metodologia adotada para o desenvolvimento usamos os livros das disciplinas e outros,buscamos recursos que nos levou ao crescimento e desenvolvimento da seguinte P.A, com base nas aulas das disciplinas de metodologia do Ensino de História, Geografia e Artes.
Quando à história foi traçada em linhas gerais tanto na concepção tradicional e no ensino, apontando caminhos e sugerindo praticas para que o professor possa dar continuidade no processo de ensino aprendizagem.
O ensino degeografia, mostra à criança a realidade em seu conjunto, como o espaço e as alterações causadas pela as ações do homem.
Na disciplina de Artes foi apontado como ocorreu o ensino da Arte no Brasil, e quais as influência e tendências que permearam no ensino. Para isso os alunos precisam ser motivados, para que o ensinar pode gerar significados para as crianças.

2. AS AULAS DE HISTÓRIA,GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIALÓGOS INTERCULTURAIS
A definição do termo intercultural significa que cada pessoa ou grupo possui saberes experimentados em diferentes espaços de socialização que quando em comunicação na sala de aula, os diferentes sujeitos culturais lançam-se ao diálogo e apropriam-se de saberes e produzem novos sentidos.
A didáticaintercultural torna o professor mais capaz de dialogar, por aprender a ouvir e, assim, partilhar conhecimento.
O planejamento pensando com base em uma perspectiva intercultural torna o cotidiano como campo da prática pedagógica. Portanto, considera-se importantes processos de sistematização do saber didático. Os sujeitos interagem na escola, cruzando percursos epistemológicos e vivenciando conflitos econsensos provisórios.
O estudo da prática pedagógica na escola inaugura o ciclo de sistematização necessária ao planejamento e coloca a formação continuada docente como pertencente ao cotidiano, as práticas culturais vividas por alunos e mestres, o saber fazer e o pensar sobre o fazer revelam-se no cotidiano como exercício permanente que envolve as escolhas didáticas, do professor, o qual tem como...
tracking img