Atividades avaliativa de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nomes: Érica de O. Rocha R.A: 20123025
Nome: Estefania Pontes R.A: 20122243
Nome: Giovana Moreli R.A: 20123017
Nome: Viviane Souza R.A: 20123018II ATIVIDADE AVALIATIVA DE FILOSOFIA

1) Explique quais as mudanças filosóficas trazidas por Sócrates? O que ele procurava?
R: Sócrates mudou a filosofia que antes era voltada para oconhecimento da natureza e a busca por um único elemento que existia em todos os seres, a partir de Sócrates a filosofia voltou – se para o conhecimento do homem. Antes do homem conhecer a natureza eleprecisa conhecer a si mesmo, suas relações com a sociedade e questionar seu comportamento.
Sócrates buscava o conceito, a definição e essência verdadeira de um objeto, a ideia e o valor desseobjeto, não simplesmente uma opinião que pode variar de pessoa, de lugar para lugar.

2)Levando em consideração que o método socrático é um diálogo constituído por duas partes, Ironia e Maiêutica,elabore um diálogo, sobre um tema que interesse ao grupo obedecendo aos princípios ensinados por esse filósofo.
R: Tema: Beleza
Melissa: Meu namorado é bonito, portanto ele possui beleza.
Clara:Mas, eu não acho seu namorado bonito, por isso não pode ser beleza.
Melissa: Mas para eu, meu namorado é bonito sim.
Melissa: Isso é a sua opinião.
Melissa: Então o que é beleza, Clara?
Clara: Belezaé um conceito e não uma opinião!

3) A partir da filosofia de Platão, elabore uma texto dissertativo sobre o seguinte tema: “Como podemos sair de nossa ‘caverna’ da alienação?
R: Nós aindavivemos como no mito da caverna de Platão. Para nós a realidade é uma sombra e nada mais que isso, só mudamos o foco de visão e o meio utilizado, ao invés de contemplar imagens locais, agora expandimos parao mundo, através da televisão e de todos os meios de comunicações existentes. E cada vez mais estamos nos tornando hipócritas, pois sabemos que estamos agindo de forma errônea, mas persistimos no...
tracking img