Atitudes dos estudantes de cursos de negócios quanto a implantação da administração estratégica na gestão empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS








Atitudes dos Estudantes de Cursos de Negócios Quanto a Implantação da Administração Estratégica na Gestão Empresarial





MONOGRAFIA I










Marcela de Holanda Furtado Queiroz



Fortaleza-CE
2011








Atitudes dos Estudantes de Cursos de Negócios Quanto a Implantação da AdministraçãoEstratégica na Gestão Empresarial


Por

Marcela de Holanda Furtado Queiroz



Monografia apresentada ao Curso de Administração de Empresas,
da Universidade Estadual do Ceará ,
como requisito parcial para obtenção do grau de
Graduado em Administração de Empresa.



Orientador: Prof. Anderson Queiroz



Fortaleza-Ce
2011























1.Introdução

Muito se fala da importância da Administração Estratégica na era da competitividade, do seu processo e das dificuldades em implementá-lo. Com efeito, o Planejamento Estratégico por muito tempo vem sendo foco de atenção da alta administração das empresas, pois é através dessa ferramenta que uma organização pode gerir medidas para enfrentar ameaças e aproveitar oportunidadesencontradas em seu ambiente. É importante ressaltar que está é somente uma das ferramentas disponíveis dentro da seara da administração estratégica.
Uma das razões para a importância que vem sendo dada à estratégia empresarial é o fato do ambiente na qual as empresas estão inseridas mudarem com grande rapidez. Com efeito, essa ferramenta ajuda a escanear, monitorar, prever e avaliar o ambiente,indicando as condições as quais ela precisa adaptar-se (HITT, IRELAND, HOSKISSON, 2009).
Para que essa mudança ocorra da forma favorável (planejada o suficiente para que o hiato de expectativas seja o menor possível), o Planejamento Estratégico é considerado uma técnica bem utilizada para que tais ajustes sejam efetuados de maneira correta e inteligente, pois através dele é possível fazer umestudo a longo prazo de todas as situações que uma empresa possa enfrentar.
Essa ferramenta força os administradores a pensarem em termos do que é importante e possui relevância para a empresa em qual está inserido. O sucesso de um planejamento estratégico bem estruturado é o seu alinhamento com os processos estratégicos da companhia, que contribui com a eficácia da gestão dos administradoresna obtençao dos resultados.
Tendo em vista a importância dessa ferramenta, se faz necessário que profissionais sejam bem preparados e instruidos para conseguir produzir informações válidas que sejam úteis na elaboração do Planejamento Estratégico. Por isso, devido a sua importância, a preparação dos gestores deve-se iniciar em seus estudos acadêmicos dentro das Universidades, uma preparaçãoembasada, para que os futuros profissionais possam utilizar-se dessa ferramenta de maneira estruturada, com bons conhecimentos e técnicas.
Em tempo, esta pesquisa se insere no contexto da Pesquisa e Ensino em Administração, especificamente, investiga o interesse dos alunos de Cursos de Negócios sobre a implantação da Administração Estratégica na Gestão Empresaria, sabendo que o seu processo étrilha para geração de vantagem competitiva.
Como justificativa para realização deste trabalho, pretende-se acompanhar vários estudos recentes que têm investigado o nível de gestão estratégica nas empresas brasileiras, contudo em contextos diferentes. Recentemente Lemos et al (2011) pesquisou 81 confecções de micro e pequeno porte localizadas na regiao metropolitana de Fortaleza-CE,apresentando evidencias de que dentre todas as áreas que uma empresa supostamente possa possuir, a Administração Estratégica foi a que apresentou o pior índice de praticas realizadas.
A opção pela aplicação do Planejamento Estratégico pode reduzir o alto nível de mortalidade empresarial no Brasil (trata-se de um pressuposto), principalmente com a instalação de novos empreendimentos de grande porte....
tracking img