Atendimento ao cliente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Layout e ergonomia: um casamento perfeito
O layout nada mais é que a organização espacial de um ambiente. Simples não? Não necessariamente. Nem todos conseguem fazer um layout funcional. Mas afinal o que é isto?
A funcionalidade do layout está ligada à organização dos componentes no interior do espaço, de forma a gerar a melhor praticidade possível. Isto se dá basicamente através da mais lógicaorganização do espaço em função do atendimento, percurso e circulação de pessoas. Um layout inadequado pode prejudicar o cotidiano dos usuários na medida que dificulta passagens, atrasa tarefas, ocupa mais espaço, faz com que o ambiente pareça menor, amontoado e até desarrumado. Mesmo sem estar!
O layout ainda está diretamente vinculado a fatores determinantes do ambiente como cor,revestimentos, iluminação, textura, conforto térmico e ambiental, etc. 
Todos esses conhecimentos aplicados junto com um layout funcional são a chave para o sucesso de um bom projeto. As pessoas se sentem melhor, com mais conforto. Aliás, conforto aqui não significa necessariamente luxo. Simplicidade acima de tudo aliada às técnicas certas e pronto! Não tem erro.
Imagine-se, por exemplo, num local detrabalho onde você não consegue ficar muito tempo sentado na mesma posição, pois suas costas incomodam; o ambiente não tem janelas, ou seja, você não sabe se faz sol ou chove; o local é muito quente ou muito frio; a iluminação é deficiente, causando freqüentes dores de cabeça; você se sente amontoada em meio a cadeiras, mesas e objetos por todos os lados, ou seja, um inferno! Podem acreditar que esteexemplo é dos mais freqüentes encontrados por aí...
Devemos, portanto considerar alguns fatores aliados ao layout para sucesso de um projeto. O conforto ambiental considera as condições naturais e/ou artificiais que concorrem para a segurança, comodidade, bem estar e a própria saúde dos usuários. É proporcionado por meios artificiais (exaustão, ar-condicionado) e refere-se às condiçõesergonomicamente adequadas de climatização. Tudo isso envolve sistemas de iluminação, ventilação, exaustão, refrigeração, calefação, sistemas de proteção acústica e térmica, sempre de acordo com as funções de uso e tarefas executadas. Cada caso dependerá das condições do ambiente.
A utilização da cor no ambiente de trabalho deve ser considerada com cautela. Atualmente, fornecedores de tintas oferecem umainfinidade de cores, o que gera possibilidade de infinitas variações. Conseqüentemente, a margem de erro aumenta consideravelmente em função da falta de informação. 
A iluminação também é um fator relevante. Ambientes escuros muitas vezes parecem menores, prejudicam a visão e criam áreas de sombra desconfortáveis. Já ambientes exageradamente iluminados, também causam desconforto por conta doofuscamento visual.
Revestimentos para piso devem analisados com atenção. Existem produtos que propiciam um ambiente agradável, mas que pedem na acústica, pela tendência aos arranhões ou são escorregadios, podendo causar acidentes!
A acústica (níveis sonoros, fontes de ruídos e conversas indesejadas) também é um ponto importante num ambiente de trabalho. A taxa de reverberação elevada acarreta com otempo, problemas como stress e perda auditiva.

Planejamento e organização podem melhorar o trabalho e minimizar excesso de tarefas

Postado por Fábio Albuquerque às 15:30
09MAI
Mesmo com o excesso de tarefas, planejamento e organização podem melhorar o trabalho. O acúmulo de tarefas é comum na rotina de muitos profissionais. No final do expediente, a sensação é a de que se trabalhou muito, masnão se resolveu quase nada. No dia seguinte, muitas vezes já se começa o dia "apagando incêndios". Quem se identificou com a situação, pode pensar que não há como reverter esse ciclo, já que o volume de tarefas é grande demais.

De fato, em algumas situações, o executivo tem atribuições que poderiam ser divididas com mais pessoas. Se é esse o caso, mesmo que não seja possível reduzir o número...
tracking img