Plano de contas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

PLANO DE CONTAS
Denis Derkian Martins Pereira Roberto Luciano Dal Castel Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Ciências Contábeis (CTB0062) – Prática do Módulo IV 12/12/2012

RESUMO O plano de contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas, ou seja, é uma matriz operativa em que são fixadas as regras que devem ser cumpridas durante o processo de estruturação contábil.Durante o processo de execução deve-se observar e respeitar os princípios fundamentais de Contabilidade, as disciplinas contidas na Lei n°. 6.404/1976 e em suas atualizações: 11.638/2007 e 11.941/2009, a legislação específica do ramo de atividades exercido pela entidade, bem como as Normas Brasileiras de Contabilidade aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Esta pesquisa documental buscaorientar e informar de modo claro e conciso aos profissionais e acadêmicos da área sobre a correta confecção do plano de contas levando em consideração as recentes modificações de legislação. Tendo em vista o estudo realizado, nota-se que o Plano de Contas tem abrangente importância para a contabilidade em entidades, porque ele apresenta todos os lançamentos feitos, como os títulos, as contas, entreoutros, contribuindo com a organização das empresas. Procurou-se destacar os seguintes tópicos: composição do plano de contas, estrutura básica do plano de contas simplificado, estrutura básica das demonstrações contábeis, balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, modelo de plano de contas simplificado, função e funcionamento das principais contas. Palavras-chave: Plano de Contas.Contabilidade. Normas.

1 INTRODUÇÃO

Ferramenta indispenśavel no desenvolvimento do processo de escrituração contábil, o plano de contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas, que organiza as tarefas do setor de contabilidade, procurando a padronização dos registros contábeis. De acordo com o CFC (2002), plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, pois é com suautilização que se estabelece o banco de dados com informações para geração de todos os relatórios e livros contábeis, tais como: Diário, Razão, Balancete, Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados e Análises, além de outros. O plano de contas estabelece previamente a conduta a ser adotada na escrituração, de ser estruturado agrupando as contas para que se possam executar as análises setoriais e serflexível para permitir crescimentos e reduções sem prejuízo do conjunto. Cada empresa deve elaborar seu plano de contas de acordo com suas particularidades e aplicando as disciplinas contidas na Lei n°. 6.404/1976.

2

De acordo com a referida lei mencionada anteriormente, as contas podem ser divididas em dois grupos: contas patrimoniais e contas de resultado, abordaremos cada um delesposteriormente. Mas ainda é importante salientar que conforme a Norma Brasileira de Contabilidade, NBC T 2.5 das contas de compensação, aprovada pela resolução CFC N°.612 de 17 de dezembro de 1985, há um terceiro grupo de contas considera extrapatrimoniais que permitem o registro dos atos relevantes cujos efeitos possam se traduzir em modificações no patrimônio da entidade. É relevante também saber que asinstituições financeiras, dentre elas os estabelecimentos bancários, estão sujeitas à adoção do Plano de Contas específico das instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF). Da mesma forma, as companhias que atuam no ramo de seguros, estão sujeitas a adoção do Plano de Contas específico aprovado pela Superintendẽncia de Seguros Privados (SUSEP).

2 COMPOSIÇÃO DO PLANO DE CONTAS

Paraentendermos o melhor o plano de contas é fundamental destacarmos, antes, as suas partes essenciais: manual de contas, modelos padronizados de demonstrações contábeis e elenco de contas. Ainda que cada organização possa ter um número maior ou menor de informações, em decorrẽncia dos interesses da própria empresa, da legislação específica, etc. No entanto essas partes a serem abordas são fundamentais a...
tracking img